Patxi Usobiaga coleciona medalhas em competições internacionais - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mais uma vez, Patxi

Patxi Usobiaga coleciona medalhas em competições internacionais

Mais uma vez, o exímio escalador espanhol conseguiu um lugar no podium em competições internacionais este ano. A surpresa é que, dessa vez, foi o segundo colocado da competição.

Fonte: Site Desnivel

Durante o World Games 2009, que estava sendo realizado em Kaohsiung, em Taiwan, o espanhol continuou a impressionar, conquistando a medalha de prata na modalidade de escalada em dificuldade.

Patxi Usobiaga, atual campeão mundial e campeão da primeira etapa da copa do mundo de escalada, continua a participar do podium de todas as competições que ele participou este ano.

Sua temporada tem sido impecável, e seu objetivo sempre tem sido alcançado. Mesmo não subindo desta vez no lugar mais alto do podium, que ficou para o japonês Sachi Amma, é o escalador que mais vem se destacando em competições mundiais.

Já na categoria da escalada feminina em dificuldade, a campeã foi a eslovena Maja Vidmar, outra escaladora que vem se destacando no cenário da escalada mundial.

O World Games é um evento mundial para esportes não olímpicos, como surf, escalada, esqui aquático, esportes aéreos, canoagem, entre outros.

A Associação Internacional dos World Games (IWGA) iniciaram esta competição no ano de 1981, e tem o patrocínio do Comitê Olímpico Internacional.

As primeiras competições de escalada surgiram na década de 60, com a modalidade de escalada em velocidade. Em 1989 surgiu a modalidade de dificuldade e, atualmente, a modalidade de boulder se soma as outras em competições mundiais.

Ela nunca foi um esporte olímpico, e faz parte dos World Games desde que este surgiu.

A discussão sobre este esporte se tornar um dia um esporte olímpico não faz com que os World Games seja desvalorizado, pelo contrario, quem assiste as competições verá os melhores atletas do mundo em uma competição de alto nível em busca do primeiro lugar.

Quem sabe um dia a escalada virá a ser um esporte olímpico.

Até lá, o World Games vem sendo mais uma competição internacional que reúne os principais talentos de diferentes esportes não olímpicos e que traz muita competição e diversão para os espectadores.

André Braga

Fonte: Site Desnível

Publicidade:


Publicidade

Publicidade