II Ice Climbing Festival - Vallecitos 2009 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cascatas Congeladas!

II Ice Climbing Festival - Vallecitos 2009

Vallecitos, Município de Luján de Cuyo, Mendoza, na Argentina, foi palco mais uma vez do prestigiado torneio aberto de escalada em gelo em cascatas congeladas, e trouxe mais uma vez competidores de várias partes da Argentina e Brasil, país que se destacou este ano, ganhando dois lugares da categoria Amador, o que é um avanço para o esporte e para alegria de um dos organizadores, que também é brasileiro.

Fonte:

O brasileiro Humberto Câmara Júnior reside em Mendoza, na Argentina, há mais de dez anos, onde trabalha como Instrutor de escalada e guia de montanha e, juntamente ao seu amigo Juan Pablo Rinaldi, guia e fotógrafo profissional, recriaram novamente um ambiente para a prática de escalada em gelo, que apesar da ainda falta da neve, incluiu quatro diferentes cascatas artificiais.

E lá foi realizado o segundo campeonato de escalada em cascatas congeladas da região! Vale ressaltar que o primeiro campeonato foi transmitido pela TV a 86 países e, desta vez, chamou mais ainda a atenção do público, competidores, e diversos meios de comunicação de todo o mundo.

Vários competidores chegaram de diferentes partes da Argentina e do Brasil, para os abrigos de montanha, MAUSY e SAN BERNARDO, onde eram recebidos com as deliciosas especialidades culinárias da região, em ritmo de confraternização e festa. Divididos em três categorias, os atletas solucionaram os primeiros desafios sem problemas, embora com grande esforço, da fase classificatória que consistia em completar os dois percursos sem cair, avaliados pelos organizadores com critérios de pontuação máxima, dominado ou útil, e desempate por soma de tempo e altura.

A cachoeira conhecida como a Tumorosa, foi a primeira , formada em 2007 e é um bom desafio vertical contínuo, de boa coesão com a parede, e permitindo que durante quatro meses do ano, , seja possível guiá-la com excelentes proteções em gelo e rocha.

A segunda cascata, conhecida como Corazon de Champagne, foi a segunda cachoeira formada para o primeiro evento de 2008, com seções de estalactites, chegando de forma sustentada a um platô de gelo, que possibilitava desfrutar da paisagem após uma sessão, antes mesmo de montar a equalização.

Na primeira noite do evento, os participantes puderam acompanhar os programas da Rede Globo Internacional editados sobre evento do ano anterior, e um filme sobre a escalada de uma nova rota no lado sul da agulha do Cáucaso, ascensão que não se tinha conhecimento de repetições há mais de 30 anos. Entre cervejas artesanais, pizzas caseiras e muitas risadas, os participantes e o público literalmente se sentiam em casa.  ,

O segundo dia teve início um pouco mais cedo, o que permitiu que os route setters apresentassem estratégias mais complicadas, e foi realizado em duas rodadas, além de guardar a grande surpresa do ano, onde foi realizada a grande final: a nova cascata apilidada de , "Barbas Del Angel ", em homenagem ao locutor e guia de alta montanha, Angel Armesto, um dos principais pilares do montanhismo na Argentina.

Trata-se de uma cachoeira congelada, de 25 metros, pendurada no teto de uma caverna, muito bem sustentada, e que foi suficiente para fazer trabalhar até mesmo os route setters, que chegavam cansados, empurrados pelos gritos de incentivo dos espectadores. Os concorrentes mostraram estar treinados da mesma forma e completaram muitos itinerários, tão excitante que até mesmo os próprios competidores gritavam dicas entre si para que os outros conseguissem completar os desafios.

A premiação foi realizada no “Refugio Mausy”. O campeão levou o prêmio principal consistente em um jogo completo de esqui de travessia, cedido pelo patrocinador “Refugio San Bernardo”, e os equipamentos cedidos por CLIMBERS Mountain shop Mendoza, BIO BIO, Vinhos e Tapiz REVISTA KOOCH.

O resultado Final foi:

Elite Masculino:
Primeiro lugar: Martin Lucero - bi-Campeon (representando Mendoza)
Segundo lugar: João Aguada (representando El Chaltén)
Terceiro lugar: Luis Olea (representando Buenos Aires)

Elite feminino:
Primeiro lugar: Maria Belen Saua (representando Mendoza)
Segundo lugar: Roxana Riveros (representando Mendoza)

Masculino Amador:
Primeiro lugar: Elton Fagundes – Apoio – STONEHENGE/KAILASH (Representando Porto Alegre – Brasil)
Segundo lugar: Emiliano Cejas Avogadro (representando Mendoza)
Terceiro lugar: Neison Hoffmann (representando Nova Petrópolis - RS Brasil)

Organizadores:
Angel Armesto - apresentador e jurados
Juan Pablo Rinaldi - organizador e diretor de fotografia
Humberto Câmara Junior - organizador e route setter
Verena Maure - secretária e tesoureira
Marcos Sentis - segurança e salvamento
Maxi Argumedo - Salvamento
Leonardo Cultrera - fotógrafo e Relações publicas
Guillermo Fuentes - concorrente representante Vallecitos e salvamento
Emiliano Cejas – revelação ICF 2009

Patrocinadores:

Ventonegro companhia de guias de montanha.
Lente Austral logística e documentales
Refugio Mausy e San Bernardo

Climbers mountain shop
Bio Bio
Vinhos Tapiz
Revista Kooch

Veja abaixo o vídeo do campeonato realizado em 2008:



Texto de Humberto Câmara Junior

Publicidade:


Publicidade

Publicidade