Mais de 20 tibetanos subirão Everest com chama olímpica - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo

Mais de 20 tibetanos subirão Everest com chama olímpica

A equipe de 36 pessoas que subirá o monte Everest com a chama olímpica, na qual se destacam a presença de 24 montanhistas de etnia tibetana, foi anunciada hoje pela imprensa oficial chinesa.

Fonte:

"A equipe é composta de alpinistas experientes e estudantes universitários também com experiência", destacou Zhang Zhijian, porta-voz da expedição, em entrevista coletiva oferecida no Acampamento Base, 5.040 metros acima do nível do mar.

Dez dos membros da equipe anunciada hoje são da etnia Han (majoritária na China), e os dois restantes das etnias Tu e Tujia, que vivem no sul do país asiático.

Três são mulheres e a média de idade dos montanhistas é de 30 anos.

Os escolhidos fazem parte de um grupo de 70 alpinistas que treina, desde novembro de 2006, em Pequim (norte), Yunnan e no Tibete (sudoeste) para a histórica viagem da chama, apesar de alguns deles nunca ter subido mais de 6.500 metros.

O percurso para levar a chama olímpica ao topo do Everest (8.844 metros de altura) deve ser concluído no fim desta semana ou no começo da próxima.

Grupos independentistas tibetanos no exílio acusam a China de querer levar o fogo olímpico ao Everest como demonstração de seu domínio sobre o Tibete.

A China defende sua soberania sobre essa região há séculos e aumentou as medidas de segurança em torno do Everest - o que incluiu o fechamento da montanha aos alpinistas este mês - para evitar protestos independentistas.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade