Open Internacional de Psicoblock

0

Para comemorar a abertura da temporada de psicoblocks na Europa, a Federação de Entidades Excursionistas da Catalunha (FEEC) propôs esta idéia pioneira de se realizar uma competição de escalada de psicoblock em plena Barcelona.


Psicoblocks são vias esportivas onde a água funciona como um crash pad, sendo a única proteção do escalador enquanto ascende sobre a via.

A idéia surgiu na década de 80, e a localização pioneira desta variante do esporte é Mallorca, na Espanha, porém este é muito praticado também no Vietnã e no Tahiti.

Esta, porém, não será uma competição simples de ser organizada, a piscina olímpica de Barcelona será a base do evento. Um muro de escalada será montado sobre a piscina, formando um negativo e imitando os penhascos de rios, lagos, entre outros, onde o esporte é praticado.

Garantindo a expectativa de publico para a Copa do Mundo, cuja próxima etapa será em Barcelona, nos dias 8 e 9 de agosto, a FEEC decidiu que o evento irá tomar os horários vagos das eliminatórias da Copa, sendo realizado nos dias 7 e 8 de agosto.

As competições começaram apenas as 8 da noite, para não ter que dividir o publico entre estas duas grandes competições.

A empresa encarregada de montar o muro especial da competição é a Top 30, que já informou que a parede deverá ter aproximadamente 7 metros de altura, compostos por muitos negativos.

Pessoalmente, sempre quis conhecer os famosos penhascos de Mallorca, e sempre sonhei em colocar uma piscina em baixo do muro onde eu escalo para poder solar as vias. Acho que esta competição será muito interessante e tenho certeza que os espectadores iram ver um show de talentos neste evento pioneiro.

No Brasil, a pratica desta variante da escalada não é muito apoiada pois, afinal, aqui é muito difícil de se achar tais paredes para praticar o esporte.

Recentemente fui informado que, na Bahia, nas margens do rio São Francisco estão fazendo psicoblocks com paredes de até 30 metros de altura.

Espero ir lá para conhecer um dia.

André Braga

Fonte: Desnível

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário