Veja como foi o Cearense de Escalada - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Campeonato

Veja como foi o Cearense de Escalada

Esse final de semana rolou a I etapa do Campeonato Cearense de Escalada Esportiva 2009. Foi mais uma vez um bom evento, apesar das dificuldades e das ausências de alguns atletas, principalmente na categoria Master.

Fonte:

Esse final de semana rolou a I etapa do Campeonato Cearense de Escalada Esportiva 2009. Foi mais uma vez um bom evento, apesar das dificuldades e das ausências de alguns atletas, principalmente na categoria Master.

O campeonato aconteceu dessa vez nas dependências do Y-Park, em Maranguape, que conta com o mais alto muro de escalada do Norte-Nordeste, com 16 metros de altura.

Ao todo, foram 12 atletas participando, nas categorias Infanto-Juvenil (masculino e feminino), Junior (masculino), Amador (masculino) e Master (masculino). O destaque ficou com a categoria Amador, que apesar do desfalque de atletas de Sobral que não puderam comparecer por falta de transporte, ainda contou com 5 atletas.

Os atletas tiveram que enfrentar o calor forte pra encarar as vias propostas pelo Route Setter Cleilson Lima, que foi bastante inventivo nas vias, apesar das limitações apresentadas pelo muro. E foi bonito de se ver os atletas da Amador tentando passar o crux da via do Domingo, somente vencido pelo escalador novato, Felipe. Mas mesmo com a performance, o primeiro lugar da categoria ficou com o escalador Paulo Joca.

Paulo também levou para participar a filhinha, Yammê Joca, de apenas 8 anos, e que já demonstra levar muito (mas muito mesmo) jeito para o esporte! O campeão da Infanto do ano passado, Lucas Antônio, estava de volta, e mostrou a desenvoltura de sempre. Tem futuro esse garoto! Na Junior, mais uma vez deu Neto, o campeão do ano passado da categoria.

A categoria principal, a Master, fico bem desfalcada esse ano. Teve a presença de apenas 2 atletas rankeados, e a participação de 2 convidados da Bahia, Raimundo Martins e Otto, que mesmo depois de uma climb trip por Quixadá, prestigiaram o evento. O título da etapa ficou com o surpreendente Robinho, atleta de Maranguape, que fez topo nas duas vias propostas pelo route setter. A mim, Neudson Aquino, o oponente dele, só restou admirar o desempenho de Robinho, que mesmo sem ter onde treinar, mandou muito!

No final, mesmo com as dificuldades enfrentadas, tais como as chuvas que adiaram a competição e a falta de muros ativos em Fortaleza, a etapa ainda pode ser considerada um sucesso. E se não foi tão disputada quanto versões anteriores, chamou bastante atenção de quem frequentou o Y-Park nesse final de semana.

VENCEDORES

INFANTO-JUVENIL MASCULINO
Lucas Antônio

INFANTO-JUVENIL FEMININO
Yammê Joca

JÚNIOR MASCULINO
Uchoa Neto

AMADOR MASCULINO
Paulo Joca

MASTER MASCULINO
Róbson de Oliveira


Por Neudson Aquino

Publicidade:


Publicidade

Publicidade