Confusões sobre o ocorrido no Dhaulagiri

0

Ontem, os diários espanhóis Marca e El Pais publicaram uma notícia sobre o falecimiento no Dhaulagiri de um membro da expedição de Carlos Pauner, informação que é totalmente errada. Conforme informações da revista Barrabes, o desaparecido Rafael Guillén pertencia à expedição Himalaya-Maestrat, e auxiliava o seu companheiro Jesús Morales quando descia com problemas depois de ter conseguido chegar ao cume. Outro montanhista, o argentino Dario Bracali continua desaparecido

O triste desaparecimento de Rafael Guillén, que descansa nas encostas do Dhaulagiri, ajudava a descer o seu companheiro Jesús Morales, que descia com problemas depois de ter chegado ao cume. Nesse momento, como ocorreu com Pepe Garcés nesse mesmo lugar, escorregou e caiu. O Dhaulagiri é um pico muito traiçoeiro, e nestes últimos anos descansam em paz em suas encostas nevadas Pepe, Santiago Sagaste, Ricardo Valencia e Rafael Guillén.


Até o momento o alpinista argentino Dario Bracali permanece desaparecido desde o dia que chegou ao cume. É companheiro do também argentino Christian Vitry, que conforme foi indicado por um leitor do site Barrabes, é o montanhista que alcançou o topo junto com Jesús. Christian Vitry também esteve desaparecido, mas depois de dois agoniantes dias apareceu no campo 2, depois de ter que passar a noite em uma greta abrigado da tempestade.


Devido ao Marca ser o periódico mais lido da Espanha, hoje chegou a 5 o número de pessoas que entraram em contato com a revista Barrabes solicitando informações sobre o desaparecimento do membro da expedição de Pauner, uma delas um famoso guia de montanha local, que também se viu confundido pela informação desse periódico.


Ao que parece, ao unir as 3 leituras, a da notícia de Rafael, o rumor do desaparecimento de um montanhista, e a do falecimento de um membro da expedição de Pauner, alguns pensaram que, além do triste falecimento de Rafael, um membro desaparecido da expedição de Pauner também havia falecido. Isto foi comentado em alguns fóruns inclusive.


Para esclarecer qualquer dúvida em um tema tão delicado, os fatos corretos (no que se refere aos implicados na confusão) são:


Cume de Carlos Pauner, Marta Alejandre, Jesús Morales e do argentino Christian Vitry
Falecimento na descida do companheiro de Jesús, Rafael Guillén
Desaparecimento do argentino Dario Bracali durante a descida. Não há ainda notícias sobre ele.


Nesse momento (exceto, Dario Bracali), todos se encontram em Kathmandu, descansando e se recuperando. Jesús Morales está sendo tratado em um hospital de algunas lesões, e espera receber o quanto antes alta.


Fonte: Barrabes


Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário