Quem será a primeira mulher a escalar os 14? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
rainha do himalaia

Quem será a primeira mulher a escalar os 14?

A corrida continua. A sul coreana Oh Eun Sun, com 13 dos 14, já está no Annapurna se preparando para atacar o cume. Enquanto isso, a espanhola Edurne Pasaban, com 12 dos 14, já está no Shishapangma ainda preparando os acampamentos de altitude. A austríaca Gerlinde Kaltenbrunner com 12 dos 14 se prepara para escalar o Everest em abril próximo.

Fonte:

A austríaca

Diferente das outras, Gerlinde escalou todos os seus 8000 sem oxigênio suplementar e muitos deles por rotas diferentes ou em estilo alpino. Gerlinde ainda não chegou ao cume do Everest ou K2, porém tentou o Everest pelo Corredor Hornbein em 2005 e o K2 em agosto deste ano. Apesar de ter poucas chances de conquistar os 14 a tempo, Gerlinde é considerada uma das escaladores mais bem sucedidas da história.

A basca

Edurne admitiu pouco antes de sair para o Tibet que: "para mim está claro que Oh Eun Sun será a primeira mulher a escalar os 14". Com o Shishapangma e o Annapurna faltando, Edurme partiu com um grupo de espanhóis para a sul do Shishapangma há semanas. Esta é a quarta vez que Edurne tenta esta montanha. Na sua décima segunda montanha, o Kangchenjunga, a escaladora sofreu congelamentos nos pés e ficou muito debilitada. Edurne disse que não vai tentar o Annapurna ainda este ano pois teme o fracasso nas duas montanhas se apressar as coisas.

A sul coreana

A impressionante escaladora de 43 anos está programando o seu último oito mil para 24 de setembro. Este ano a escaladora desafiou as outras "rainhas do Himalaia" após escalar nada mais que 4 montanhas de 8000 metros! Kangchenjunga, Dhaulagiri, Nanga Parbat e G1. Segundo ela a única motivação é a de ser a primeira mulher em escalar os 14. De todos os picos escalados por ela até hoje, só usou oxigênio nos dois mais altos. Se tudo der certo, ela será "coroada" em poucas semanas.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade