Resultados do Campeonato Mineiro

0

Neste final de semana rolou o campeonato mineiro de escalada de via na academia Das Pedras.


Fonte e fotos: www.rokaz.com.br

O campeonato teve uma final apertada entre as mulheres do pró, finalizando com a nossa querida Bia em primeirissímo lugar, por uma agarra tocada a mais que a Anne Fernandes segunda colocada que era a favorita.

No masculino pró a final foi um espetáculo a parte, oito homens na final todos de alto nivel técnico e fisico e com muita pressão para mandar bem, a via montada pelo Cristiano Negão e o Káka para a final foi longa com diagonais extensas e movimentos plásticos passando por duas sequências de crux antes de encarar o teto que iria definir o campeão.

Mas ninguém passeou na via, logo foi muito interessante assistir a batalha dos escaladores com a via, vários escaladores surpreenderam:

Gustavo Fontes (stone) conhecido principalmente como forte escalador de boulder fez uma grande escalada, prejudicada apenas na parte final quando seu pé ficou preso na corda minando suas energias.

Gustavo Veiga o Gustavim da Rokaz ainda não explorou todo seu pontencial em competições mas ficou satisfeito com a escalada, pois segundo ele conseguiu controlar o nervosismo e escalar tranquilamente. Com uma visualização no mínimo inusitada, Gustavim entrou ao contrário de todo mundo no teto com os pés na frente das mãos, evitando assim a perda dos pés que atrapalhou a maioria dos finalistas, pena que os braços não acompanharam a mente.

Felipe Castro o “Kabeça” foi a grande surpresa, todos esperavam que a disputa ficasse entre o Haddad que está em ótima fase, treinanto para o sul americano na Venezuela e Jean. Há muito Kabeça participa de competições em Minas mas por falta de bons resultados chegou até a desistir por um tempo, apesar da boa performance em Rocha. Agora que está literalmente mandando tudo na pedra resolveu tentar de novo e provou que a persistência e o treino contínuo rendem bons resultados. Levando para casa a segunda colocação com uma escalada perfeita no teto.

Jean apesar de ser um dos favoritos não sabia se iria participar devido a lesões que adquiriu após uma temporada de 2 meses direto de escalada na França, decidindo horas antes participar. Mas apesar de estar treinando apenas em vias de sétimo grau fez a melhor escalada do teto faturando o primeiro lugar faltando apenas duas agarras para fechar a via.

Apesar do show dos escaladores, a categoria pró masculino foi a única com um número significativo de participantes, o público não compareceu e deixou uma imagem triste para quem já participou de campeonatos lotados na mesma Das Pedras poucos anos atrâs.

Para quem foi pela primeira vez e não resistiu até o inicio da final masculina o mais provável é que essa pessoa nunca mais tente assistir a outro campeonato.

As competições são notoriamente a melhor forma de promoção do esporte, o maior exemplo é a olimpíada, em uma competição podemos participar pelo aspecto social, o fato de encontrar com muita gente no mesmo dia, a troca de informações, pelo desafio pessoal não contra outros escaladores que é o pior objetivo, mas contra você mesmo e a via. Muitos escaladores mesmo que não gostem de competir por diferentes motivos perdem uma excelente oportunidade de entretenimento, tão boa que em Paris por exemplo foi cobrada entrada para o campeonato europeu de 2009 no valor de aproximadamente R$ 65,00 e teve um público de 16.000 pessoas por dia no evento.

O esquema é simples: o escalador e entusiastas vão assistir o campeonato e se divertir, se o campeonato tem um público grande as empresas investem no evento pela oportunidade de se comunicar com o público específico, as premiações são melhores e os atletas conseguem patrocínio, o nível dos atletas aumenta e finalmente o esporte fica conhecido e ganha representatividade junto a mídia e governo facilitando aberturas de novas áreas e apoio para escalada de competições e na rocha.

Para ajudar nesse circulo virtuoso é só separar um tempinho para se divertir assistindo ao próximo campeonato na sua cidade!

Resultados do campeonato:

Pró-masculino
1 – Jean Lages (Rokaz)
2 – Felipe Castro “Kbça”
3 – Daniel Haddad
4 – Thomaz “Drosófila”
5 – Gustavo Fontes
6 – Gustavo Veiga (Rokaz)
7 – Ian Guimarães (Rokaz)
8 – Sandro de Castro

Pró-feminino
1 – Maria campos “Bia” (Rokaz)
2 – Anne Fernandes
3 – Maira Vilas Boas
4- Empatadas:
Andréa Rios
Fernanda Sacchetto

Fonte e fotos: www.rokaz.com.br

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário