Programa Leopardo das Neves (Snow Leopard Program) - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhas desconhecidas, mas nem tanto...

Programa Leopardo das Neves (Snow Leopard Program)

Saiba mais sobre o Programa Leopardo das Neves na Ásia Central, que recentemente os brasileiros Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda tentaram concluir e onde escalaram com sucesso o Pico Lenin e o Khan Tengri.

Fonte:

por Rodrigo Granzotto Peron

I – MONTANHAS DENTRO DO PROGRAMA:

  • Ismail Samani (Pik Kommunizma) 7495m (Pamir, Tadjiquistão)
  • Jengish Chokusu (Pik Pobeda/Pobedy) 7439m (Tien Shan, Quirguízia)
  • Ibn Sina (Pik Lenin/Lenina) 7134m (Pamir, Quirguízia/Tadjiquistão)
  • Pik Korzhenevskaya 7105m (Pamir, Tadjiquistão)
  • Khan Tengri 7010m (Tien Shan, Kazaquistão/Quirguízia)

II – A EXPEDIÇÃO BRASILEIRA

Recentemente Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda se tornaram os primeiros brasileiros a tentar concluir o Programa Leopardo das Neves na Ásia Central. Nessa primeira temporada, escalaram com sucesso o Pico Lenin e o Khan Tengri.

As montanhas que compõem o Snow Leopard foram raras vezes conquistadas por sulamericanos. O Pik Communism foi subido apenas uma vez, pelo equatoriano Ramiro Navarrete. O Pik Pobeda jamais foi ascendido por sulamericanos. O Pik Lenin foi domado por Michel Vincent, em 1974, e em 2009 por Waldemar e Irivan. O Pik Korzhenevskaya foi culminado por Maximo Kausch, colunista do AltaMontanha.com, em 2006. E o Khan Tengri teve sua primeira subida em 2009, por Waldemar e Irivan.

III – BREVE HISTÓRIA:

A gênese do Programa Leopardo das Neves remonta a 1956, quando o russo Ratzik sugeriu sua criação, para agraciar os montanhistas mais experientes com um título de honra ao mérito desde que subissem as cinco montanhas com mais de 7000 metros na então União Soviética. Khan Tengri ficou de fora até 1984, pois sua altitude aceita era de apenas 6995 metros. De 1985 a 1989 o Pobeda também ficou de fora, devido a atritos na fronteira com a China. De 1990 em diante o programa se estabilizou com todos os 5x7000ers.

Até os dias de hoje 554 alpinistas conquistaram o título de Snow Leopard, 23 por mais de uma vez. O grande recordista é o lendário alpinista russo Boris Korshunov, que foi agraciado por incríveis 9 vezes. Outros grande repetidores são Nikolay Totmjanin (5x), Serguey Bogomolov (4x) e Valery Khrishchaty (4x).

A grande maioria dos Snow Leopards são da Rússia ou dos países que compunham o território da União Soviética nos anos do comunismo (Kazaquistão, Ucrânia, Estônia, Letônia, etc.), mas há alguns leopardos estrangeiros na lista, oriundos da Áustria, Bulgária, Canadá, República Tcheca, França, Hungria, Irã, Japão, Polônia, Eslováquia, Espanha, Turquia e Estados Unidos (não temos ainda Leopardos das Neves na África, na América Latina ou na Ocenia).

IV – VLADIMIR SHATAEV

O montanhista Vladimir Shataev (nascido em 1937 e com cumes no Annapurna Sul, 1994, Everest, 1995 e Pharilapcha, 2003) foi durante muitos anos o líder da Federação Russa de Montanhismo e também Secretário da Federação de Montanhismo da Rússia. Atualmente, é chefe da Associação Euro-Asiática de Alpinismo.

Após conquistar seu próprio título de Snow Leopard, passou a colecionar dados e informações sobre o programa, elaborando uma listagem de montanhistas que o concluíram e emitindo certificados para os leopardos das neves.

Uma primeira versão da tabela de Shataev foi traduzida para o inglês por Elena Laletina e publicada no site RussianClimb em 2004. Após vários anos sem atualização, em 2009 eu me propus a completá-la e trazê-la novamente à vida, com adições, correções de nomes, e com uma nova coluna de “curiosidades e notas”, e ela acaba de ser publicada de novo no endereço: http://www.russianclimb.com/snowleopard/table.htm

V – ALGUMAS CURIOSIDADES:


1961 – Primeiro a concluir o programa – Evgeny Ivanov
1966 – Primeiros a subir todos os 5x7000ers – Kirill Kuzmin e Valentin Bozhukov
1970 – Primeira mulher – Ludmila Agranovskaya
1972 – Primeiro casal – Valery Bezzubkin e Rozalia Bezzubkina
1978 – Primeiro a concluir 2x o programa – Boris Studenin
1985 – Primeiros estrangeiros – William Garner e Randall Starrett II (USA)
1985 – Primeiros irmãos juntos – Serguey &, Gennady Bogomolov
1986 – Mais jovem leopardo (22 anos) – Andrey Tselishev
1988 – Primeira mulher a concluir 2x – Elvira Nasonova
1991 – Primeiros em uma só temporada – Malik Ismetov, Serguey Gritsuk, Valery Khrishchaty e Vladimir Suviga
1991 – Mulher com mais títulos (3!) – Elvira Nasonova
1997 – Primeira mulher ocidental – Brigitte Meloni (FRA)
1997 – Mais velho leopardo (58 years) – Lev Sarkisov
1999 – Conclusão mais rápida do programa (42 dias) – Denis Urubko e Serguey Molotov
2004 – Homem com mais títulos (9!) – Boris Korshunov

por Rodrigo Granzotto Peron

Publicidade:


Publicidade

Publicidade