3 brasileiros no topo de um 8 mil ao mesmo tempo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cho Oyo 2009

3 brasileiros no topo de um 8 mil ao mesmo tempo

Manuel Morgado, Lucas Zorzi e Luis Antônio Felber culminam a sexta montanha mais alta do mundo, o Cho Oyo de 8201 metros. Entretanto, mais um brasileiro pode se juntar à eles neste temporada, já que Marcelo Delvaux ainda está na montanha.

Fonte:

A atual temporada de pós monção está sendo muito proveitosa para os brasileiros no Himalaia. Pois nunca tivemos tantos montanhistas fazendo cume juntos em um 8 mil como aconteceu agora no Cho Oyo, a sexta montanha mais alta do mundo, com 8201 metros, localizada no Tibet.

Manoel Morgado, que também é colunista do Altamontanha, frequenta as trilhas do Khumbu há 20 anos e teve uma dupla satisfação, já que sua mulher, Andrea, que é guatemalteca também fez cume e se tornou a primeira centro americana a fazer um cume de oito mil metros.

Veja o relato completo da expedição de Manoel através de sua coluna no Altamontanha

Uma equipe do Brasil inteiro.

Manoel Morgado é paulista, Luis Antônio Felber é mineiro de Três Corações e Lucas Zorzi é catarinense de Lages. Além dos três, ainda faz parte da equipe outro paulista, o Luis Fernando. Lui, como é chamado pelos amigos, teve que desistir a apenas 200 metros do cume por um problema no olho.

Além dos quatro, há mais dois brasileiros no Cho Oyo, são eles Welerson Maduro e Marcelo Delvaux que compõem a expedição intitulada: "Minas-Himalaia 2009".

As última informações que tivemos do Himalaia é que Maduro teve que desistir do cume, mas Marcelo segue na montanha junto com Sherpa. Assim é possível que o Cho Oyo tenha mais um brasileiro em seu cume nesta temporada.

Além de Morgado, Felber e Zorzi, outros brasileiros fizeram cume nesta montanha, são eles Sérgio Beck, Waldemar Niclevicz, Paulo Rogério Coelho e Ana Elisa Boscarioli. Não podemos deixar também de citar o cume de Maximo Kausch em 2008. Maximo nasceu na Argentina, mas cresceu no Brasil e aprendeu a escalar por aqui.

Fotos: Manoel Morgado e www.felber.com.br/blog

Publicidade:


Publicidade

Publicidade