Perito Moreno: Ingleses são resgatados no glaciar - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Resgate na Argentina

Perito Moreno: Ingleses são resgatados no glaciar

Em meio a uma forte tormenta de neve e com ventos brancos de até 120 quilômetros por hora, um grupamento de resgate conseguiu salvar a vida de dois andinistas ingleses que estavam perdidos na região do gelo continental.

Fonte:

Trata-se de um casal de ingleses, Katie Jane Cooper e Tarka Michel Bernard. Eles acabaram perdidos entre 5 a 7 dias no Glaciar Perito Moreno, cerca de 30 quilômetros ao sul de Calafate. Um helicóptero com o pessoal de busca e resgate do esquadrão 42 "El Calafate" conseguiu avistá-los e resgatá-los, mesmo sob as mais adversas condições climáticas.

O comandante da Polícia Nacional Carlos Guillermo Blanco contou mais tarde, em uma entrevista coletiva, a odisséia que o grupamento de resgate passou para salvar os andinistas:

"O helicóptero aterrissou a 1.500 metros de onde estavam os ingleses, deixando a patrulha de resgate. As condições climáticas eram muito difíceis. Em cerca de uma hora e meia, dois deles encontraram o casal. Para levá-los até o helicóptero os colocaram em macas, até para prevenir um acidente, tendo em vista que ambos estavam muito cansados."

Conforme declarações do casal, a polícia revelou que eles entraram pelo Chile e deveriam sair pelo mesmo país, porém uma forte tormenta destruiu sua barraca. Com um telefone via satélite, conseguiram contato com parentes na Inglaterra e, por sorte, conseguiram informar a posição exata que se encontravam através do GPS, que ainda funcionava.

Após o resgate, o casal foi internado em um hospital, onde se recuperam de um princípio de hipotermia e de congelamentos. Ambos não correm risco de morte.

(EFE)

Publicidade:


Publicidade

Publicidade