Muito mais do que só praia!

0

A escalada ainda não é um esporte Olímpico, mas o Rio de Janeiro é a cidade da escalada. Esta matéria é dedicada aos que não sabem, ou ainda não perceberam, que o Rio é muito mais do que praia. Uma homenagem do Altamontanha para a cidade das montanhas e das Olimpíadas de 2016.


Se um estrangeiro for perguntado para resumir o Rio em poucas palavras, certamente ele iria citar “Praia”, “mulher bonita” e “Samba”. Não que o Rio não tenha isso e que lá estas não sejam as especialidades da casa. Entretanto o fato de resumir o Rio em poucas palavras, o que se faz amplamente por aí, é algo que não cabe em uma cidade tão cosmopolita e completa como é o Rio de Janeiro.

Dentre as diversas coisas que o Rio têm, uma certamente irá fugir da palavra de nosso gringo desatento (ou melhor, da visão que se tem do Rio lá fora e aqui no Brasil também!), são as montanhas. Elas estão na cara das pessoas, são os locais mais visitados da cidade e são o cartão postal mais conhecido do Brasil, afinal quem não sabe o que é o Pão de Áçucar, ou nunca percebeu que o Cristo está no topo do Corcovado?

Apesar de estar na cara, a grande maioria das pessoas não sabem que o Rio é berço de uma das culturas do montanhismo mais fortes que existe e que lá é o maior centro de escaladas urbanas do mundo, com mais de mil vias!

No Rio se pratica todo tipo de escalada, desde boulderes até big wall, isso passando por escaladas esportivas de todos os níveis, mas com picos alucinantes como o Campo Escola 2000 e a Barrinha. Tem também escaladas clássicas maravilhosas e bem completas como a Secundo Costa Neto no Pão de Áçucar ou vias longuíssimas e super difíceis como a Tragados pelo Tempo no Corcovado do Cristo. Afinal montanha não falta, além das já citadas, temos ainda o Cantagalo, a Pedra da Gávea, os Dois Irmãos. Isso sem falar na Floresta da Tijuca e suas incontáveis trilhas e morros. Falar da escalada no Rio é uma tarefa difícil e que certamente se alongaria muito por aqui…

Em 2016, a escalada (ainda) não estará nos Jogos, mas nunca em uma Olimpíadas ela estará tão presente…

Parabéns ao Rio e ao Brasil por esta conquista e que o mundo perceba que o Rio é muito mais do que só praia!

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário