Oh Eun-Sun com problemas no Annapurna - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
14 8 mil

Oh Eun-Sun com problemas no Annapurna

Faltando apenas o Annapurna para completar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude, e transformar-se na primeira mulher a conseguir este feito no mundo, o tempo não ajuda e a coreana Oh Eun-sun é forçada a baixar ao acampamento base.

Fonte:

A alpinista abortou a tentativa de ataque ao cume do Annapurna, no último sábado, quando estava no acampamento 3, próximo aos 7.400 metros de altitude, devido as péssimas condições meteorológicas. Ela estava acompanhada de Kim Jae-Soo, que pretendia dedicar esta escalada à sua amiga Go Eun-Sun, a outra coreana que tentava alcançar os 14 cumes com mais de 8 mil metros de altitude, que faleceu em Junho no Nanga Parbat.

Ambas já se encontram descansando no acampamento base da montanha. Ao que parece, Kim não deverá empreender nova tentativa e provavelmente deverá iniciar seu regresso para casa, já Oh Eun-Sun, ao contrário, está bem decidida em aguardar no acampamento base uma provável melhora do tempo, para realizar uma nova tentativa.

O temporal que chegou no sábado sobre o Annapurna é o mesmo que mantém tudo parado desde sexta feira no resto do Himalaia e que também congestiona a expedição de Edurne Pasaban, outra alpinista que sonhava com a possibilidade de se tornar a primeira mulher a conseguir este feito, porém com as últimas escaladas relâmpago da coreana, já parece conformada com a provável derrota. Pasaban se encontra no acampamento base do Shisha Pangma.

Como o final da curta temporada pós monçonica no Himalaia sempre ocorre entre os dias 10 a 15 de outubro, os alpinistas que ainda se encontram na região já olham com desconfiança para este mal tempo, sendo que alguns já consideram que a temporada acabará antes que o previsto.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade