Marcelo Delvaux retorna do Cho Oyo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Sem cume mas com muitas histórias

Marcelo Delvaux retorna do Cho Oyo

O montanhista mineiro Marcelo Delvaux acaba de descer do Cho Oyo. De Kathmandu ele manda noticias.

Fonte:

Não deu para o montanhista Marcelo Delvaux fazer o cume do Cho Oyo. O montanhista mineiro que esteve na sexta montanha mais alta do planeta de forma totalmente independente, o que quer dizer que não teve nenhum serviço de expedições comerciais, acabou tendo que desistir à 7800 metros de altitude por conta das más condições da montanha.

Delvaux diz que havia muita neve na rota e que isso soterrou as cordas fixas e o impossibilitou de prosseguir. Em seu blog, ele conta parte do que sofreu na montanha e diz que mesmo sem cume, a realização desta expedição na forma que foi, representou uma grande superação.

Nesta temporada tivemos um recorde brasileiro de cumes no Cho Oyo, quatro! Foram eles de Manoel Morgado, Lucas Zorzi e Luis Antônio Felber. Além destes, a brasileira residente nos Estados Unidos Cleo Weidlich fez o cume sem oxigênio.

Entretanto o Cho Oyo em fins de temporada que Delvaux encontrou foi totalmente distinto do que os outros, que realizaram dentro da janela de bom tempo. No Himalaia o clima apresenta época de grandes tormentas, onde acumula-se muita neve e Delvaux pegou o princípio de uma destas estações, na entrada do outono do hemisfério Norte.

Mais brasileiros

Além de Delvaux, o casal veterano de himalaia, Helena e Paulo Coelho, também estiveram na montanha e também tiveram que desisitir por conta do mal tempo.

Veja mais:

Relato de Marcelo Delvaux

Publicidade:


Publicidade

Publicidade