Brasileiro de Escalada neste próximo domingo em Curitiba - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Primeira etapa

Brasileiro de Escalada neste próximo domingo em Curitiba

A primeira etapa do brasileiro de escalada será realizado neste domingo na Academia Via Aventura em Curitiba.

Fonte:

A competição este ano conta com a novidade de haver duas outras modalidades além do máster, a Amador e a Iniciante.

Este formato foi importado do campeonato paranaense, onde tem tido muito sucesso. A categoria Amador será disputada à vista e com vias guiadas com dificuldades menores que as do máster. Os competidores terão pontos no ranking, sendo que esta modalidade é uma intermediária onde atletas podem adquirir experiência para competir no máster mais tarde.

Já a categoria Iniciante será disputada em "Top Rope", lá os atletas não pontuam no campeonato. Esta modalidade é um incentivo às escaladores que estão começando e que se interessam na escalada esportiva. Este incentivo ocorre, pois no máster o nível é muito elevado, sendo que muita gente se sente desconfortável em competir lá sem ter antes uma experiência prévia.

Máster

Os escaladores paulistas Cesar Grosso e Janine Cardoso tentam repetir o feito e sagrar-se campeões brasileiros novamente. No ano passado Janine venceu o campeonato pela sexta vez e Cesar pela quarta, se igualando ao número de títulos de André Berezosky, o Belezinha. Além destes escaladores, outro que, ainda não confirmou sua presença, mas que se irá estará lutando pelo título, é Felipe Camargo, que com apenas 18 anos tem as melhores marcas brasileiras em competições da IFSC.

Brasileiro 2009


O brasileirão da escalada tem apenas a modalidade dificuldade e será realizado em duas etapas, esta no dia 18 em Curitiba e outra em São Paulo.

Além das novas categorias, o campeonato deste ano conta com a novidade que é estar totalmente de acordo com as regras da International Federation of Sport Climbing, a ISFC. O escalador Anderson Gouveia certificou-se no ano passado Route Setter oficial pela instituição e trouxe as novas regras para o Brasil. Gouveia, através da AEEP (Associação de Escalada Esportiva do Paraná) estará realizando nesta semana o curso para certificação estadual de Route Setter oficial da CBME, sendo que os aspirantes a Route Setter estarão adquirindo experiências logo na competição.

Veja mais:

Janine e Cesinha mantêm a hegemonia da escalada esportiva 2008


Aberta Inscrições para curso de Route Setter

Publicidade:


Publicidade

Publicidade