Argentino está desaparecido no Dhaulagiri - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Desaparecido

Argentino está desaparecido no Dhaulagiri

O alpinista argentino Dario Bracali está desaparecido no Dhaulagiri desde o dia 3 de maio. Confira abaixo os detalhes e as datas que envolvem o caso.

Fonte:

30.04.2008 Dario Bracali e Christian Vitry iniciam seu primeiro ataque ao cume, mas são forçados a voltar por causa do tempo ruim.

01.05.2008
Os argentinos iniciam seu segundo ataque ao cume, partindo do campo 3 (7.300m). Por volta do meio-dia, já a 7.800m, Dario Bracali não se sente bem e está muito cansado, resolvendo retornar para o acampamento. Christian Vitry prossegue sozinho e chega ao cume às 4 da tarde, onde encontra a polaca Kinga Baranowska e os espanhóis Jesus Morales e Marta Alejandre, que também faziam cume.

02.05.2008 Dario permanece no campo 3 descansando, juntamente com Vitry que acabava de retornar de seu triunfo. Devido ao descarregamento das baterias do telefone por satélite, a partir desse momento há uma "janela" nas comunicações.

03.05.2008 Apesar das condições climáticas ruins, Dario Bracali se sente um pouco melhor e resolve fazer sua terceira tentativa de cume. A partir daqui não se teve mais notícias sobre o porteño.

04.05.2008
Dario não retorna na hora provável e Christian Vitry resolve subir na tempestade para procurar por seu parceiro. O tempo só piora e Vitry não vê nenhum sinal de Dario.

05.05.2008 Dario continua desaparecido e diversos órgãos de mídia ao redor do mundo, principalmente na Argentina, ficam que nem loucos atrás de informações. As notícias são truncadas e contraditórias.

06.05.2008 Em sua tentativa de procurar por Dario no dia 4, Christian Vitry se expõe a temperaturas muito baixas e sofre congelações em ambos os pés. Dois sherpas são contratados para auxiliar o debilitado argentino a descer do campo 1 (5.800m) ao acampamento-base (4.500m).

No final do dia foi transportado de helicóptero, juntamente com Guillermo Glass (outro membro da expedição) a um hospital em Katmandú, para fazer os primeiros tratamentos das frostbites. Enquanto isso a esposa de Dario voa para o Nepal e seu pai está fazendo todos os esforços para organizar uma busca por helicóptero e por sherpas no possível local do desaparecimento.

08.05.2008 Infelizmente ainda não há notícias de Dario, cujo desaparecimento no Dhaulagiri já dura 5 dias.

Sobre Dario Bracali

O alpinista argentino Dario Bracali nasceu em Buenos Aires, em 8 de dezembro de 1972. Grande alpinista, realizou muitas façanhas nos Andes, tornando-se o primeiro argentino a culminar todos os picos acima de 6.500 metros na cordilheira.

Também realizou a primeira subida invernal da difícil face sudoeste do Cerro Pissis (6.882m). Na Ásia já havia conquistado os cumes do Cho Oyu, solo (em 2002) e do Gasherbrum II (2006). Também escreveu inúmeros livros importantes sobre montanhismo.

Texto Rodrigo Granzotto Peron

Publicidade:


Publicidade

Publicidade