Delegação do Rio na Roubada - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Roubo e superação!

Delegação do Rio na Roubada

Delegação do Rio de Janeiro é assaltada, mas não perde o espírito competitivo no Brasileirão de escalada e conquista medalhas no campeonato.

Fonte:

A delegação que partiu do Rio de Janeiro para participar do brasileiro de escalada é assaltada na estrada, mas não se deixou se abalar e fez uma bela competição.

A escalada de competição estava em decadência no Rio de Janeiro. Entretanto, 2008 foi o ano da ressurreição, com a reativação do campeonato estadual de Boulder. Em 2009, Patrícia Mattos, diretora de competição da Femerj, assumiu junto com Luiz Alves a responsabilidade de organizarem sozinhos o campeonato no Estado, transformando seu ginásio de Boulder, o Escalada Indoor Icaraí, na casa da escalada esportiva do Estado do Rio.

Apesar de todas as dificuldades, Patrícia teve a dupla felicidade de ver não somente a escalada de competição renascer no Estado, como também assistir seus atletas se destacarem, como foi o caso de Luana Riscado e Pedro Gomes, os primeiros atletas do Estado do Rio a escalarem em um mundial.

Com tanto incentivo por parte de Patricia, o Rio voltou nesta última etapa do brasileiro a fazer presença em competições nacionais, com uma delegação de sete escaladores: João Matheus Copelli Dupuis, Blanco P. Blanco, Antônio Sérgio Monteiro, Lyno Ferraz, Luana Riscado, Angela Cristina Vargas e, é claro, Patricia Mattos.

A história seria perfeita se um contratempo não tivesse estragado um pouco a felicidade dos atletas, pois o ônibus em que viajava a delegação quebrou na altura de São José dos Campos -SP, na rodovia Presidente Dutra e motoqueiros que passavam pelo local abordaram os passageiros, levando carteiras com documentos e dinheiro e fazendo que todos perdessem muito tempo na delegacia.

Mesmo desfalcados com este contratempo, a delegação do Rio fez bonito, subindo ao pódio duas vezes, como Luana Riscado sendo terceira colocada no máster feminino e Antônio Monteiro campeão no amador masculino.

Os atletas do Estado do Rio fizeram uma boa competição nas altíssimas e desplomadas paredes da Via Aventura de Curitiba, uma academia com características muito distintas da Escalada Indoor Icaraí em Niterói, onde há apenas boulder.

Patricia Mattos, no alto de seus 44 anos, 23 deles dedicados à escalada, foi mais uma das mulheres que lotaram a categoria máster. , Afastada de competições desde 2005, ela não conseguiu chegar entre os primeiros, mas foi a número um na torcida por seus pupilos, vibrando como uma mãe por sua revelação João Dupuis, incentivou até o fim a cadena de Antônio e se emocionou com a terceira colocação da jovem Luana Riscado no máster feminino.

É o Estado do Rio de Janeiro demonstrando que novamente voltou a brilhar também nas paredes de escalada indoor com muita emoção, contra tempos e alegria!

Veja mais:

Janine e Cesinha vencem a primeira etapa do brasileirão
Juvenil não, senhor juvenil!
Fotos da primeira etapa do brasileiro de escalada esportiva
Confira a classificação final do brasileiro de escalada




Publicidade:


Publicidade

Publicidade