Decreto salva Cochamó de desaparecer! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
A salvo!

Decreto salva Cochamó de desaparecer!

O ministério de Obras Públicas do Chile decretará, na próximas quinta feira, como Reserva de Água as zonas hidrográficas de Petrohué e Cochamó. A região de Cochamó, que estava ameaçado de desaparecer, é reconhecida como o Yosemite na América do Sul!

Fonte:

Trata-se de uma "decisão histórica para a proteção dos recursos hídricos e do patrimônio ambiental do Chile", descreveu o deputado Patrick Vallespín sobre a decisão do Ministério das Obras Públicas acerca do decreto que protege as regiões de Petrohué e Cochamó. este será formalizado na sexta-feira no Parque Vicente Pérez Rosales, com a assinatura do ministro Sergio Bitar.

O deputado chileno Patrick Vallespín encabeçava uma ofensiva contra a instalação de usinas hidrelétricas em parques nacionais, citando a grave deterioração da flora e da fauna que ocorrem nestes locais, além das facilidades de atração turística que seriam perdidas.

"Ao adotar esta área como uma reserva de água, vai para proteger um recurso estratégico para o desenvolvimento nacional e criar um turismo sustentável", disse o deputado.

Entenda o problema:

Sem estradas e apenas trilhas penetrando o vale, Valle Cochamó tornou-se um paraíso dos trekker´s e escaladores, uma verdadeira Meca dos amantes da natureza e ainda não possui nenhum parque com taxas ou regulamentos. O vale é recheado de atividades ao ar livre, como trekking, escalada, espeleologia, mergulho, natação, caminhadas.

Para se ter idéia da magnitude do local, Cochamó é apelidado de Yosemite da América do Sul! Vale ressaltar que as montanhas ainda são pouco exploradas e possuem centenas de possibilidades para aberturas de vias!

Mas este maravilhoso lugar estava correndo um grande risco de desaparecer. No mês de dezembro de 2008, a empresa Endesa Eco solicitou autorização para a construção de 4 represas no curso do Rio Cochamó, o que alagaria boa parte do Vale.

Com o Decreto que ainda será assinado, esse presente da natureza aos escaladores estará definitivamente livre das hidroelétricas!

:: Para ler sobre uma das muitas escaladas em Cochamó


Publicidade:


Publicidade

Publicidade