Maximo e Isabel escalam o Cerro Tolosa - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo técnico

Maximo e Isabel escalam o Cerro Tolosa

Maximo Kausch, colunista do Altamontanha, e sua parceira Isabel Suppé fizeram cume no Cerro Tolosa de 5400 metros de altitude. A montanha é uma das mais técnicas da região do Aconcagua e há anos não era escalada por ninguém.

Fonte:

Eles fizeram cume desta difícil montanha por uma rota de 1600 metros de altura. A dupla de montanhistas levou 3 dias para alcançar o topo e tiveram que pernoitar dentro de uma greta no meio da parede.

De acordo com Maximo Kausch, não havia nenhuma informação sobre a linha por eles escalada, ele ainda está procurando saber se ali já existia ou não uma rota, entretanto em Mendoza, poucos sabem sobre ela, inclusive não sabem quando havia sido a última vez que alguém escalou tal montanha.

Um ano e tanto


Maximo começou o ano de 2009 em alto estilo. Depois de ter liderado uma expedição ao cume do Cho Oyo, no Tibet, na pós monção do ano passado, ele começou o ano escalando em rocha na Jordânia, passando também por Israel.

Mais tarde, ele veio ao Brasil, onde passou por São Paulo, Paraná e Minas Gerais, onde escalou em diversos locais. Preparando-se para ir aos Andes, ele foi em seguida, na companhia de Pedro Hauck, para a Bolívia, onde escalaram as quatro montanhas mais altas do país: Sajama, Illimani, Ancohuma e Illampu, esta última o seis mil metros mais difícil deste país andino.

De volta ao Brasil, ele ficou por algum tempo em São Paulo, teve um curta metragem premiado no Festival Kmon de filmes de montanha no Rio de Janeiro, mas e em seguida foi para a Argentina, onde, na companhia de Isabel Suppé, abriram uma nova rota na face Leste do Vallecitos e fizeram uma nova variante na famosa Super Canaleta do Cerro Rincón.

Ainda no Cordón del Plata, a dupla tentou mais tarde alcançar o cume da montanha mais alta desta Serra pelo lado mais difícil, a face Sul. Eles foram impossibilitados de fazer cume pelos ventos Zonda, que mais tarde dificultaram também o acesso deles ao Cerro Tolosa.

Maximo continuará nos Andes para fazer novas montanhas, na maioria montanhas pouco conhecidas pelos Andinistas.

Veja o video que Maximo fez desta montanha:

Cume no Cerro Tolosa

Publicidade:


Publicidade

Publicidade