Caminho de Santiago de Compostela nos mapas do Google - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Dicas de viagem

Caminho de Santiago de Compostela nos mapas do Google

O aplicativo on line Google Maps disponibilizou um guia web sobre os famosos caminhos de peregrinos que percorre a Espanha, nele há dicas de pousadas, restaurantes e todas as atrações do caminho.

Fonte: Wikipedia

São diversos so caminhos que levam para Santiago de Compostela na Espanha. E todos eles  são os percursos que os peregrinos utilizam para chegar à esta cidade histórica desde o Século IX.

Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão todos entroncar aos caminhos franceses que posteriormente se ligam aos espanhóis, com exceção das várias vias do Caminho Português, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte.

A Basílica de Santiago de Compostela é o ponto final dos muitos Caminhos de Santiago. Marco para os peregrinos.

O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.

Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhões de pessoas, peregrinos das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste de Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal, do sul de Espanha que atravessa a cidade portuguesa de Chaves, e do oeste e norte da Europa por via marítima.

O Caminho de Santiago atingiu o máximo esplendor nos séculos XI e XII, e depois após a contra-reforma no início do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Já no século XX foi declarado como Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Patrimônio da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998).

Recentemente o caminho foi redescoberto como uma alternativa de turismo. Percorrendo diversas cidades medievais e campos pitorescos, é um destino para qualquer tipo de pessoa, não precisando ser religiosa, mas apenas que esteja disposta a caminhar muito, sendo um dos destinos mais desejados por brasileiros na Europa.

A ferramento "Maps" do Google agora passa a ser uma importante fonte de informações para quem pretende percorrer estes caminhos e deseja saber onde se hospedar, o que visitar e até mesmo onde comer ou descançar.

Links úteis:

:: Veja uma sugestão de lista de equipamentos para percorrer o Caminho de Santiago.

:: Clique aqui para ver o Google Maps "Caminho de Santiago".

:: Veja 10 dicas para percorrer o Caminho de Santiago

Publicidade:


Publicidade

Publicidade