Juanito Oiarzabal chega ao cume do Makalu - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo

Juanito Oiarzabal chega ao cume do Makalu

O alpinista espanhol Juanito Oiarzabal alcançou no sábado o cume da quinta montanha mais alta da terra, o Makalu, no Nepal, com altitude de 8.463 metros, e com isso já totaliza seu vigésimo segundo ´oito mil´.

Fonte: El Correo Digital

Assim confirmou sua mulher, Araceli, que falou brevemente por telefone com seu marido depois que pisou no topo do Makalu. Oiarzabal, "muito emocionado", contou que a ascensão foi muito boa e que fazia muito frio.

O alpinista chegou ao ponto mais alto do Makalu acompanhado pelo companheiro Roberto Rojo e o sherpa Pasan Nuru. O montanhista ostenta o recorde mundial absoluto de ascensões aos "oito mil", com 21 cumes, ao qual se soma agora mais um.

O cume
Os três alpinistas, que agora se encontram no campo 4 (7.850 m), levaram 13 horas para subir e descer. Tinham a intenção de seguir descendo no mesmo dia, mas finalmente decidiram dormir neste acampamento 4 e descer no dia seguinte.

Os três montanhistas iniciaram a escalada do campo base na quarta-feira, e sexta-feira chegaram, como estava previsto, ao último acampamento situado a 7.850 metros, aproximadamente, de onde começaram a subida até o cume que atingiram no sábado.

Recorde
No mundo só existem catorze cumes de mais de oito mil metros, dos quais Oiarzabal já repetiu vários.
Depois de sofrir congelamentos em sua última ascensão que levaram a amputação dos dedos de seus pés, Oiarzabal voltou com esta conquista a reafirmar sua carreira como "oitomilista".

Fonte: El Correo Digital

Publicidade:


Publicidade

Publicidade