Filme vencedor do Kmon Festival é divulgado na íntegra - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
O segundo colocado também!

Filme vencedor do Kmon Festival é divulgado na íntegra

O curta “A múmia da Gallotti“ foi o vencedor do Festival Kmon de curtas metragens dedicados ao humor do montanhismo.

Fonte:

O Festival Kmon talvez seja o único festival de filmes de montanha onde para participar, o filme é obrigado a ser bem humorado. Normalmente os filmes de montanha fazem grande apelo ao sofrimento, o Kmon faz exatamente o contrário, seu sucesso pode revolucionar este tipo de evento cultural do montanhismo.

O Filme "Múmia da Gallotti", de Rodolfo Campos, é uma brincadeira de uma história real: A conquista da Chaminé Gallotti, em 1949 no Pão de Açúcar, Rio de Janeiro. A história desta conquista tem um capítulo macabro. Antonio Marcos de Oliveira, Tadeusz Hollup e Ricardo Menescal, os conquistadores, estavam abrindo a rota quando se depararam com uma cena assutadora. Acharam um cadáver em estado de mumificação pendurado pelo queixo em uma fenda.

Até hoje não se sabe como que a "múmia" foi parar na chaminé Gallotti. Provavelmente ela caiu do cume do Pão do Açúcar, mas não havia registros de suicídios e nem mesmo de acidentes, na época, que pudesse confirmar esta hipótese. A história virou uma "lenda" do montanhismo local e até hoje, passado 50 anos, essa história arrepia os mais corajosos.

Além da "Múmia da Gallotti", o filme que ficou na segunda colocação empatado com outras duas produções, no Festival Kmon, "A via do Sofá", de Maximo Kausch, que é colunista do AltaMontanha, também está sendo divulgado na íntegra. "Tomara que a divulgação de nossos filmes inspirem os outros produtores a divulgar suas produções na íntegra" Disse Maximo, que está agora na Argentina se preparando para escalar mais uma montanha de 6 mil metros.

Uruca

Outro curta metragem que fez sucesso por conta do humor é Uruca (7º VIIIc E4), de Erick Grigorovski, que foi o filme mais aplaudido do Banff do Rio de Janeiro de 2008. No começo de novembro deste ano, Uruca participou do Banff Mountain Film Festival do Canadá e lá ele também repetiu o sucesso.

Erick conseguiu um feito inédito, seu filme foi selecionado para o Banff World Tour de 2010. Será a primeira participação de um filme brasileiro neste, que é considerado, o mais importante Festival de Filmes de Montanha do Mundo. Parabéns a ele!


A Múmia da Galloti




A Via do Sofá


Home Bouldering from Maximo Kausch on Vimeo.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade