Aprovada verba para criação da sede do PE Três Picos em Teresópolis - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Presente de Natal!

Aprovada verba para criação da sede do PE Três Picos em Teresópolis

Com a desapropriação, o local onde hoje se encontra a Fazenda no Vale da Revolta terá um centro de visitantes e a base de operações do Três Picos.

Fonte:

Em Teresópolis na última segunda-feira, participando do aniversário de 70 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), André Ilha trouxe uma boa notícia relacionada a outra unidade de conservação que abrange o município: o Parque Estadual dos Três Picos. Acaba de ser aprovada, na Câmara de Compensação Ambiental do Estado, a verba para a desapropriação da Fazenda Vale da Revolta – onde será instalada a subsede Teresópolis do PETP.

“Estamos muito animados com esse projeto. O recurso já foi aprovado e no momento o processo administrativo se encontra no Gabinete Civil, com o Governador Sérgio Cabral, para que ele assine o Decreto declarando aquela área como de utilidade pública e aconteça a desapropriação”, lembra Ilha, que no início do ano participou de vistoria técnica no local. “O Decreto deve ser publicado até o final do ano e, como já temos o recurso, deve demorar em torno de mais dois meses para a desapropriação e emissão do certificado de posse”, completa.

A sede do Parque Estadual dos Três Picos fica em Cachoeiras de Macacu e uma subsede em Salinas, Nova Friburgo, próximo às montanhas que dão nome a unidade. A área em desapropriação em Teresópolis tem mais de dois milhões de metros quadrados e está localizada na altura do Km 85,5 da Estrada Rio-Bahia, no Vale da Revolta. A instalação do núcleo numa região com rica biodiversidade da Mata Atlântica é necessária para que o Poder Público exerça um controle de fiscalização mais efetivo no município.

“Vamos ter uma base física aqui, melhorando o trabalho de preservação dessa região, que sofre uma pressão tremenda da ocupação à sua volta, além de criar um centro de visitantes e agregar novos atrativos, desconhecidos até pelos montanhistas”, explica André.

:: Para saber mais sobre os Três Picos


Por Marcello Medeiros

Publicidade:


Publicidade

Publicidade