Pousada é reaberta na parte alta do PNI - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Parque Nacional do Itatiaia

Pousada é reaberta na parte alta do PNI

A Pousada dos Lobos, localizada na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia é reaberta ao público. A pousada havia sido notificada pelo ICMbio, mas ganhou uma liminar na justiça para reabrir.

Fonte:

Em Outubro deste ano, tanto a Pousada dos Lobos quanto o Hotel Alsene, que eram as únicas opções de hospedagem nesta parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, que dá acesso à algumas das maiores montanhas do Brasil, como o Pico das Agulhas Negras, havia sido fechadas pelo Instituto Chico Mendes sob a alegação de irregularidade no sistema de despejo de esgoto.

De acordo com o proprietário da Pousada, o laudo utilizado pelo ICMbio que havia sido elaborado pela Copasa , não descrevia o local de coleta, assim como também não dizia ser conclusivo de que tal o suposto dejeto alocado em um ribeirão local estava em desacordo com as especificações técnicas e que era preciso um monitoramento do mesmo.

Os proprietários da Pousada estão entrando com um processo contra a Copasa por negligência uma vez que o proprietário não estava no local, não foi autorizada a visita e as informações foram prestadas por funcionário provisório que não tinha conhecimento do sistema de filtragem. Eles também estão entrando com um recurso diante do abuso de poder por parte do ICMbio e diz que as propriedades privadas dentro do PNI sofrem com perseguição do órgãos ambientais locais.

O Parque Nacional do Itatiaia é o parque mais antigo do Brasil, mas ainda não conseguiu resolver suas questões fundiárias. O Hotel Alsene, que era uma concessão, continua fechado.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade