Mengão Hexa Campeão - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
É nome de via, claro!

Mengão Hexa Campeão

Calma, isso não é a torcida rubro negra gritando no Maracanã, é o nome da nova via na Face Lesta do Morro da Dona Marta no Rio. A comunicação é Pedro Bugim, conquistador da via.

Fonte: Lista Femerj

Por Pedro Bugim

Domingo cedo, o tempo se mostrou "bonzinho" e possibilitou um belo dia para nós, montanhistas.

A via escolhida, foi a "Segredo do Abismo", na face leste do Dona Marta. Belíssima via que começa em uma seqüência alucinante de fendas, em móvel.

Contudo, o acesso à base, se fazia por uma rua bem estranha, de onde havia um acesso à favela. Há anos eu não ia neste lugar, pois com o passar do tempo, estava cada vez mais esquisito. De toda forma, existe o acesso ao "anfiteatro", apelido de uma pedreira abandonada, logo abaixo da base da "Segredo do Abismo" e outras vias em aderência nesta face (voltada para a Rua General Glicério - Laranjeiras). E pelo que eu me lembrava, existia um pequena parede que daria acesso às bases de cima, saindo do anfiteatro.

Foi na intenção de abrir um novo acesso, sem necessitar de ir por cima, na tal rua estranha, que fomos até lá. Para minha surpresa, muita coisa estava mudada: desde a trilha para o anfiteatro, que ficou MUITO mais delimitada e tranquila, até a vegetação na parede. E a vegetação da parede mudou meus planos... a tal parede "tranquila", havia sido tomada por capim colonião.

Resolvemos então, investir em um óbvio diedro, achando que este levaria à base das vias "de cima". Ledo engano.... além de levemente molhado, o mesmo segue por uma linha óbvia e natural, encontrando com a metade superior da via "Feijão Amigo".

Lances bem gostosos, com algumas passadas em móvel e algum limo em certas partes. Infelizmente, a parede estava molhada em diversos pontos, por causa das recentes chuvas. Isso dificultou um pouco a conquista, mas aos poucos, os lances foram sendo vencidos e algum tempo depois, já me encontrava no 5º grampo da via feijão amigo, a 40 metros da base. Deste ponto em diante, a "Feijão Amigo" segue por um belo sistema de fendas, em móvel, até encontrar a "Segredo do Abismo", em seu primeiro grampo.

É meio estranho explicar, mas a via "Segredo do Abismo" começa realmente mais acima, o que explica seu primeiro grampo, a 60 metros da base das outras vias.

Claro que a conquista não poderia levar outro nome, neste dia tão especial: "Via Mengão Hexacampeão" (4ºsup E1 - 40m). A graduação na verdade, foi um pouco de chute, pois como a parede estava molhada, os lances ficaram BEEEEM mais complicados, beirando talvez o 6º grau. Mas imaginando a via seca, não encontrei nenhum lance "punk".

Com relação ao nome da via, serviu como uma luva, neste dia tão especial!!! Não obstante, queria também expressar minha felicidade por contar, no ano que vem, com 4 times cariocas na primeira divisão! Parabéns aos outros times, por toda a garra que tiveram, para este feito!

Agradecimentos à minha namorada Liane, que além de me acompanhar nesta aventura, também teve que sofrer nos lances molhados! rs.....

Ah! Agradecimentos também ao CERJ, clube para o qual a via foi doada, e que forneceu todos os 6 grampos da conquista!!!

Forte abraço!

Pedro Bugim

Fonte: Lista Femerj

Publicidade:


Publicidade

Publicidade