Ex-piloto de F1 sofre acidente e é resgatado no Monte Fuji - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acidente

Ex-piloto de F1 sofre acidente e é resgatado no Monte Fuji

O ex-piloto de F1 Ukyo Katayama, que também é montanhista, foi resgatado com vida após ter problemas durante a escalada do Monte Fuji, no Japão.

Fonte:

O jornal Yomiuri desta sexta-feira afirmou que o ex-piloto de 46 anos chamou a polícia da cidade de Shizouka depois que um dos seus companheiros morreu e o outro estava em perigo devido aos fortes ventos e as temperaturas congelantes.

Mais tarde, o ex-piloto da Minardi e da Tyrrell foi encontrado com vida pelas equipes de resgates.

Katayama escalava o Monte Fuji com Eiichi Usami e Toshio Horikawa, ambos funcionários de sua empresa. As condições climáticas eram ruins no local onde os três estavam, cerca de 2.200 metros de altura, com ventos fortes e temperatura abaixo dos 25 graus negativos.

O ex-piloto se preparava para uma expedição ao Pólo Sul, na Antártida, e como experiência, resolveu escalar a montanha durante o inverno japonês.

Depois de uma tempestade, as barracas onde os dois companheiros de Katayama estavam foram levadas, e o ex-piloto passou a chamar por socorro. Quando foi encontrado, ele afirmou que um dos colegas de escalada havia morrido, e que o outro estava gravemente ferido.

A equipe de resgate ainda procura os dois homens que estavam com o ex-piloto. As buscas são complicadas devido às intempéries na montanha, que tem 3.776 metros.

Monte Fuji

Trata-se de um vulcão com 3.776 metros de altura, sendo um dos maiores do mundo e também o ponto mais alto do arquipélago japonês.

O Fuji é visto como um simbolo de exuberância pelo povo japonês, além de ser o cartão postal desse país, é também uma montanha que recebe visitantes de várias partes do mundo durante a temporada de verão, estimando que só nos meses de julho e agosto, que é a alta temporada, mais de 150.000 pessoas tentem a façanha de subir o monte.

Em princípio, a escalada do vulcão durante os meses do verão no Japão é considerada fácil e possível para qualquer pessoa que esteja razoavelmente em forma. Porém, durante o inverno, com o tempo em péssimas condições, a escalada acaba tornando-se bem difícil.

Com informações das agências AF e FP, e do site G1.com.br.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade