Brasileiros são resgatados no Aconcagua - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Por pouco...

Brasileiros são resgatados no Aconcagua

Três montanhistas, sendo dois brasileiros e um holandês, passaram apuros na parte alta do Aconcagua na última quinta-feira, 24 de dezembro de 2009. Os brasileiros, inclusive, acabaram resgatados pela equipe local.

Fonte:

Segundo as informações da imprensa argentina, os dois brasileiros são irmãos, de nomes Pablo e Vanius Pasuch, de 31 e 35 anos respectivamente. Ambos já se encontram em segurança no Acampamento Plaza de Mulas, aonde chegaram por volta das 18 horas acompanhados dos resgatistas e de mais alguns voluntários.

A versão narrada pela imprensa do país vizinho é de que ambos haviam tentado o cume da maior montanha das Américas na última quinta-feira, porém ao sentirem os primeiros sintomas de MAM (Mal Agudo da Montanha), resolveram descer, chegando até a região de Piedras Blancas, próximo aos 6 mil metros de altitude. O Holandês, que havia empreendido o ataque ao cume juntamente aos brasileiros optou por continuar descendo, mesmo sozinho, até onde estavam as barracas.

Neste acampamento, ambos já passavam muito mal, estavam desorientados, desidratados e com muita dor de cabeça. Foram ajudados por um casal de norte americanos que os acolheram em sua barraca. Como o casal possuía um telefone via satélite, ligaram para uma empresa de emergências médicas de Buenos Aires para pedir ajuda. Esta empresa contatou a polícia de Mendoza, que por sua vez, já por volta das 23 horas, chamou o pessoal de resgate que estava em Plaza de Mulas. As informações ainda estavam desencontradas, e a princípio, chegou-se a acreditar que um Pablo padecia de Edema Cerebral.

Como era de madrugada, o pessoal de resgate que estava em Plaza de Mulas apenas repassou as informações recebidas para a equipe de altitude, que saiu à procura dos montanhistas, não os encontrando durante a noite. De manhã, a equipe de resgate partiu do acampamento de Plaza de Mulas, e auxiliados por um helicóptero, encontraram os brasileiros as 11 e 20 da manhã.

Ambos foram reidratados, medicados, e após algum tempo para que se recuperassem, iniciaram a descida até o acampamento de Nido de Condores. Ali foram novamente medicados e caminharam ao acampamento base do Aconcagua, onde chegaram por volta das 18 horas.

O chefe da Patrulha de Resgate, David Spinelli, confirmou mais tarde, que pouco após a chegada no Base, ambos já estavam bem e não apresentavam mais sintomas dos problemas vividos na altitude.

Leia a versão dos irmãos Pasuch sobre o que realmente aconteceu!


:: Para saber mais sobre o Aconcagua, consulte:
www.aconcagua.altamontanha.com
www.rumos.net.br

Publicidade:


Publicidade

Publicidade