Pedro Raphael encadena a Cabra da Peste - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
11 grau?

Pedro Raphael encadena a Cabra da Peste

Via cotada em 11a na Serra do Cipó é encadenada pela quarta vez!

Fonte:

A via “Cabra da Peste” localizada no setor Cangaço na Serra do Cipó em Minas Gerais, recebeu sua quarta cadena nesta semana por Pedro Raphael, o “Doença” de Brasília.

Esta via teve o First Accent no ano passado por Felipe Camargo, que cotou ela em 10c. Em seguida, ela foi encadenada por Jean Ouriques, que sugeriu 11a para Cabra da Peste e 10c para “A dor é o Poder” uma outra via encadenada por Felipinho, que ele havia sugerido 11a.

Não demorou para a Cabra da Peste recebesse outra ascensão, desta vez de Eduardo Barão e agora, Pedro Raphael. Será que haverá um consenso e a via irá ser confirmada como 11a?

A história do 11° brasileiro.


Todas as vias de 11° escaladas por brasileiros com o grau confirmado, foram encadenadas fora do país. Foi o caso de Felipinho, que escalou 11a, 11b e 11c na Espanha. Entretanto no Brasil, até agora, nenhuma via encadenada com o grau sugerido em 11a estão confirmadas, pois não existe um consenso de no mínino 3 escaladores que hajam escalado estas vias e que achem que elas sejam de fato este grau.

A primeira vez que uma via com grau sugerido em 11a foi escalada no Brasil foi na Barrinha, no Rio de Janeiro, com Mr. Bill e Massa Crítica, vias depois decotadas para 10c. Mais tarde, na Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul – RS, Vinicius Tordera, o Vini, encadenou a via “Disciplina não ter Jedi não será”, , até hoje sem repetição e sem confirmação.

Ainda que existam outras vias com o grau sugerido em 11a Brasil afora (Rio, Minas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás), ainda não há um consenso, portanto não se pode afirmar qual é o primeiro 11a encadenado em solo nacional.

Vamos esperar a avaliação de Pedro Raphael, que já esteve presente em outros capítulos pela busca do primeiro 11a brasileiros anteriormente, e ver se existe um consenso.

Veja mais:


A História do 11° grau brasileiro

Publicidade:


Publicidade

Publicidade