Maximo Kausch e Isabel Suppé escalam a Face Sul do Mercedário - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Segunda maior parede andina

Maximo Kausch e Isabel Suppé escalam a Face Sul do Mercedário

Após 3 semanas nas montanhas dos Andes Centrais, a dupla de escaladores Maximo Kausch e Isabel Suppé retornaram à civilização após escalarem a Face Sul do Mercedário, o Pico Ramada e uma tentativa ao Pico Polaco, todas com mais de 6 mil metros. Isabel e Maximo contaram que a maior dificuldade foram as avançadas condições de derretimento já em Dezembro.

Fonte:

Após aproximarem às montanhas da região do Mercedário pelo Vale do Colorado, Isabel e Maximo fizeram uma rápida escalada ao Pico Ramada. Segundo a dupla, a montanha de 6387m não é técnica e seu cume foi alcançado em poucos dias.

O próximo alvo foi o Pico Polaco, considerado o 6 mil com rota normal mais difícil da Argentina e Chile, além do Mesa, com 6200m, onde a dupla pretendia tentar uma nova rota. As condições do manto de neve, no entanto, não estavam favoráveis: Os penitentes começavam pouco após os 4000 metros de altitude e continuavam até os 6000.

No Pico Polaco a dupla teve sérios problemas em superar os penitentes, porém continuou insistindo até 5600 metros por encostas de até 75 graus, onde afinal, teve que desistir. O manto, composto por uma camada de penitentes de 20cm, mais uma camada de neve ruim de 10 cm e gelo por baixo, tornou a escalada muito difícil e insegura. Devido às condições a dupla cancelou o plano de uma nova rota no Mesa. Foi um natal em tanto!

A parede sul do Mercedário só foi conquistada após muita insistência. Maximo e Isabel ficaram 6 dias esperando por uma brecha no vento e mau tempo num acampamento erguido a 4500m, logo abaixo da parede. A comida acabou e a dupla quase desistiu. As condições fizeram com que outros 2 escaladores abandonem a região. Isso sanou a falta de comida de Isabel e Maximo, que partiram para uma investida na parede sul no dia 6 de janeiro.

A escalada durou 16 horas ininterruptas! A dupla teve que superar uma longa barreira de penitentes que chegou até os 5200 metros de altitude e passou por uma camada de 300 metros com muitos trechos de verglass duríssimo. Após passar da metade da parede, região com mais inclinação, a dupla ainda tinha 600 metros de desnível. Ao todo foram quase 1600 metros de escalada. Com pouca luz do dia sobrando, a dupla conseguiu estabelecer um acampamento onde passou 2 noites esperando o vento branco parar de soprar.

Na manhã do dia 8 de janeiro, Isabel e Maximo partiram para o cume com todo peso. Eles conseguiram encontrar uma passagem e juntar-se à rota normal há apenas 140 metros abaixo do cume. Este foi facilmente alcançado sem peso. A dupla desceu pela rota normal, completando uma longa travessia pela região.
Com todas estas dificuldades e a falta de comida, Maximo conta que emagreceu 8 kg! Ele ficou muito alarmado com as condições de derretimento avançado do gelo no mês de Dezembro, que até 10 anos atrás era a melhor época para a escalada na região de Mendoza/San Juan na Argentina.

A Face Sul do Mercedário tem 2400 metros de altura, desde a base que fica a 3600 mts, até o platô a 6 mil metros. O cume fica numa altitude de 6770 metros.

Confira o vídeo feito pelo Maximo:



::Veja mais fotos e informações no site GentedeMontanha

Publicidade