Museu da Montanha

0

Espanha abrigará novo Museu de Montanha.


A Espanha projeta para 2010 a criação de um museu do montanhismo no Vale de Liébana, aos pés dos Picos de Europa, com a intenção de abrigar e recuperar o imenso patrimônio cultural do montanhismo antes que se perca. Textos, pinturas, fotografias, livros, revistas, filmes e material de alpinismo que montanhistas, alpinistas e escaladores criaram, utilizaram e colecionaram ao longo de suas vidas.

Compartilhar experiências com as gerações posteriores para que possam conhecer e desfrutar das histórias do esporte em um lugar aberto a todos. O Museu da Montanha ocupara um edifício de 1.500m2 cedido em comodato pelo Município de Cillórigo de Liébana. O local é uma antiga vinícula onde por muitos anos se produziu os vinhos Tostadillo de Liébana. Possui três pisos e conserva alguns elementos de sua antiga função, como uma velha prensa de uvas, e se localiza na entrada do Vale de Liébana pela auto estrada que percorre o Desfiladeiro de La Hermida, a somente 4 quilômetros de Potes, e muito próximo do Centro de Visitantes do Parque Nacional.

O projeto dos interiores do museu está sendo executado pelo pintor e decorador José Luis Saura que também projetou a Livraria Desnível e projeto de restauro do edifício esta a cargo do arquiteto Francisco Yurrita Paniagua com o apoio do prefeito Jesus Cuevas e da Câmara Municipal de Cillórigo de Liébana.

O objetivo do museu é criar um lugar para recuperar, conservar e compartilhar o rico patrimônio que cerca o montanhismo, transmitindo a paixão que leva as pessoas a amar a montanha, a natureza e conhecer em profundidade estes homens e seus limites.

Contribuindo também para o desenvolvimento sustentável do Vale de Liébana, convertendo-o em um lugar de referência na Cultura de Montonha. Alpinistas, escaladores e montanhistas podem contribuir muito para o conhecimento das zonas montanhosas e projetos como este podem colaborar com o desenvolvimento econômico e social das populações que habitam as montanhas e seus vales.

O Museu da Montanha contará com salas de exposição, biblioteca, centro de documentação e laboratórios, pinacoteca, videotecas, salas de aulas para conferências e seminários.

O projeto é ambicioso, pois cria um ambiente dinâmico, em movimento contínuo e não uma simples exposição de relíquias. O Museu da Montanha deverá desenvolver uma ambiciosa programação de conferências, mesas redondas, apresentações de livros, filmes, seminários e cursos além do natural intercambio de acervo com outros centros internacionais similares.

O projeto é uma iniciativa das Ediciones Desnível e da Municipalidade de Tostadillo de Liébana que procura parceiros privados para conseguir o apoio econômico necessário a realização da obra.

Fonte: Desnivel.com
Original de Dario Rodriguez com versão de Julio C. Fiori

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário