Mateus Veloso faz primeira ascensão de boulder na Patagônia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Gêmeos da Escalada

Mateus Veloso faz primeira ascensão de boulder na Patagônia

Boulder cotado em V11 fica em El Chaltén, na Argentina.

Fonte: 8a - Flávio Daflon.

Mateus e Thiago são os “gêmeos” da família Veloso, a qual ainda tem como representante a Ana Paula ”Paulinha”, uma das melhores escaladoras em idade juvenil do país.

Os "gêmeos", como são chamados, são responsáveis por diversos First accents e também importantes cadenas em boulder, como o Wazabi V13, encadenado pelo Thiago em Março de 2008 também em El Chaltén na Argentina.

Desta vez, foi a vez de Mateus se destacar, realizando o first accent do boulder “Efeito Estufa”, cotado em V11. Mateus conta que o tempo estava ruim até para boulder lá na Patagônia, o que deixa em dúvida quanto o grau. Além deste problema, ele também escalou um V9 de 5 metros chamado Orejita.

Apesar de El Chaltén ser conhecida por suas gigantescas torres de granito, tais como o Cerro Fitz Roy e o Cerro Torre, na região há diversos blocos com excelente qualidade, o que garante escaladas para todos os tipos. Entretanto o mal tempo típico da região não dá mole até mesmo para quem escala bloco. Parabéns Mateus!

Fonte 8a.
Foto: Flávio Daflon.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade