Restauração da estátua de Cristo no Corcovado começa esta semana

0

O Cristo Redentor, estátua com braços abertos sobre a baía de Guanabara, Corcovado, no Rio de Janeiro, apresenta rachas, desníveis nas juntas e manchas de humidade. As obras de restauro começam esta semana e prosseguem até Junho.


O Cristo Redentor , uma das Sete Maravilhas do Mundo que recebe 1,8 milhões de turistas a cada ano, vai ser restaurado. As obras deverão estar concluídas em Junho. O restauro vai custar 2,7 milhões de euros, dinheiro arrecadado através de doações de fiéis e empresas privadas.

Apesar das obras, as visitas turísticas ao monumento não vão ser interrompidas. Para que os trabalhos de restauro possam decorrer dentro da normalidade nos próximos cinco meses, a estátua será coberta por uma película transparente de modo a garantir a segurança dos visitantes.

Com 38 metros de altura, a maior estátua de Cristo do mundo foi construída nos anos 30, em pedra sabão, na sequência de um concurso da Arquidiocese do Rio de Janeiro para comemorar o Centenário da Independência do Brasil.

O Cristo Redentor, situado no topo do morro do Corcovado no Parque Nacional da Tijuca a 709 metros acima do nível do mar, foi construído em 1931 pelo engenheiro Heitor da Costa Silva – vencedor do concurso – em parceria com o francês Paul Landowski , que desenhou as mãos e a cabeça da estátua.

No mês passado, a Igreja Católica brasileira, gestora do monumento, fez uma campanha apelando a doações para custear as obras.

A eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo, pela Unesco, decorreu a 7 de Junho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa. Em Dezembro, o monumento foi classificado como património nacional do Brasil.

As obras de restauração não irão atrapalhar as vias de escalada que terminam no Cristo.

Por Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)&nbsp,

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário