Edurne Pasabán no Shisha e no Annapurna ainda nesta primavera. - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo

Edurne Pasabán no Shisha e no Annapurna ainda nesta primavera.

Em poucos dias, Edurne parte com seu grupo para ao Shisha Pangma pela face norte e aproveitando a aclimatação pretende escalar também o Annapurna, finalizando os 14 oito mil até o final de maio.

Fonte: barrabes.com

No dia 4 de março, Edurne Pasabán parte mais uma vez para Ásia. Desta vez com a intenção de fazer um "double-header" e completar os dois oito mil que lhe faltam, Shisha Pangma e Annapurna.

Acompanham-lhe na expedição Alex Txicón, Ferrán Latorre, Asier Izagirre e o asturiano Nacho Orviz. A expedição realizará sua aclimatação no Nepal, uma vez que o governo chinês não concedeu permissão para que entrem no Tibet antes do dia 16, já muito tarde para aclimatação se levado em conta o tempo necessário para escalar o Annapurna. O plano é subir direto ao Campo 2 se aproveitando da aclimatação adquirida nos seis mil nepaleses.

A data limite para alcançar o cume do Shisha é dia 15 de abril. E fica claro que vai ao Annapurna muito motivada se conseguir o cume do Shisha antes, porem não ira sacrificar o Annapurna pelo oito mil tibetano. Esta é a quinta vez que Edurne tenta o Shisha.

Edurne, que tem treinado para este "double" com José Ramón Callén e o ciclista Roberto Heras, encontrará no Annapurna a alpinista coreana Miss Oh que juntamente com Gerlinde Kaltenbrunner são as três mulheres em disputa para tornar-se a primeira a escalar os 14 oito mil do mundo.

Edurne escalou o Everest em 2001, seu primeiro oito mil, porém utilizou oxigênio suplementar para fazê-lo. Caso consiga culminar no Shisha e no Annapurna, a mesma pretende regressar ao Everest para uma tentativa limpa, sem o uso de oxigênio artificial.

Fonte: www.barrabes.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade