Cerro La Mano - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Aventura nos Andes

Cerro La Mano

Uma aventura na região do Aconcágua, sobre montanhas que não são visitadas há pelos menos 25 anos.

Fonte:

Ao norte do Maciço do Aconcágua, mais precisamente ao funda da “Quebrada de Vacas”, na região de Mendoza, Argentina, encontra-se um grande glaciar, chamado Ventisquero de Gussfeldt.


O mesmo abriga seis montanhas muito bonitas e estéticas, que aparentemente não haviam sido visitadas há pelo menos 25 anos!


Os carregadores argentinos Leo Inki Miranda e Ariel Di Carlantonio aproveitaram um folga no trabalho para explorar a região destas montanhas. Lá acabaram por encontrar um lugar praticamente virgem e cheio de cumes, bem ao estilo da Cordilheira Real, na Bolívia, sendo o Cerro La Mano (5.300 m – foto) o mais bonito do lugar.


Escolhida a montanha objetivo da dupla, começaram a escalá-la por uma das muitas canaletas de gelo, que representou uma das melhores e mais divertidas escaladas que ambos já fizeram.


“Caímos exatamente abaixo da canaleta central, que tem aproximadamente 400 metros de desnível, uns 55 graus de pendente e muita diversão”, detalhou Ariel, que complementa que “ao final da canaleta, nos aguardava uma escalada em rocha de 5º grau e uma excelente, porém exposta, crista de cume.


No cume, encontraram uma “grata surpresa”: “Havia um pequeno tubo de vitamina C com um bilhete dentro, datado de 15 de janeiro de 1982 e outro com um caramelo, uma pastilha de carvão e uma aspirina”, informou Ariel.


Texto: Ariel Di Carlantonio

Publicado na revista KÓOCH de Abril 08

Publicidade:


Publicidade

Publicidade