Aberta a temporada das expedições às altas montanhas - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escalada

Aberta a temporada das expedições às altas montanhas

A partir deste mês de março, as expedições já se preparam para escalar as altas montanhas, principalmente o Everest, Lhotse e Annapurna. Vários montanhistas de todo o mundo já se preparam para travessias, ataques sem oxigênio e homenagens a companheiros. Dentre eles, está planejada a ida do brasileiro Manoel Morgado ao Everest no final do mês.

Fonte: UOL Viagens

Andrew Lock, experiente montanhista que já tem em seu ´currículo´ duas escaladas ao Everest sem oxigênio suplementar, irá novamente subir a montanha de 8.848metros de altitude do Tibet e, em seguida, atravessar para o Nepal.Outra expedição como essa, planejada por Gavin Tuner teve que ser cancelada por problemas burocráticos. O norte-americano iria atravessar duas vezes o Everest, do Nepal ao Tibet pelo cume da montanha.

Ao todo, serão 35 expedições registradas para o Everest, sendo onze pela face norte e vinte e duas pela face sul, inclusive a do brasileiro. Escaladores explicam que a face norte da montanha é a mais difícil de se escalar por conta da menor incidência de luz solar, muitos ventos e apresentam mais dificuldades técnicas. Clique aqui e saiba mais.

O Annapurna (8.091 metros) é a segunda montanha com mais número de campanhas de alpinistas, totalizando onze, e o Lhotse (8.516 metros), com seis.

Brasil- Manoel Morgado segue firme na preparação para escalar o Everest no final deste mês, juntamente com a guatemalteca Andrea Cardona. Ela poderá ser a primeira mulher da América Central a conquistar o cume da montanha. Morgado explica em seu diário que irá retomar os treinos com seriedade após as férias e já inicia um trekking pela ilha norte da Austrália.

Fonte: UOL Viagens

Publicidade:


Publicidade

Publicidade