Novo ParNa no sertão do nordeste abriga muita rocha escalável - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Serra das Confusões

Novo ParNa no sertão do nordeste abriga muita rocha escalável

Numa das paisagens mais deslumbrantes do Piauí, o Parque Nacional da Serra das Confusões se tornará, a partir de março, a maior unidade de conservação da caatinga, ao incorporar aos seus atuais 503 mil hectares parte da área da Serra Vermelha.

Fonte: ICMbio- alterado por Pedro Hauck

Situado ao sul do estado em um bioma de transição com o cerrado, o parque preserva, ainda, sítios históricos de valor inestimável, além de ser um importante destino turístico do Nordeste.

Um acordo entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Governo do Piauí, que vinha sendo costurado desde 2008, foi fechado pouco antes do carnaval durante reunião no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, da qual participaram o ministro Carlos Minc, o governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente do ICMBio, Rômulo Mello.

Com isso, as áreas de maior altitude da Serra Vermelha passam a integrar a área protegida. A agropecuária poderá explorar as áreas mais baixas. O decreto ampliando o parque deverá ser assinado em março pelo presidente Lula.

O entendimento prevê, ainda, a incorporação da reserva legal de 20% das propriedades, como é previsto pelo Código Florestal para o bioma caatinga, pelo parque. A medida é destinada a atender aos produtores que atuam no entorno daquela Unidade de Conservação e assegurar uma área maior para a produção.

O memorial descritivo da área está em fase de conclusão pelo ICMBio. Documento que servirá para definir, além do território a ser incorporado ao parque, a Área de Preservação Permanente (APP) para os pequenos, médios e grandes produtores da região. O Instituto já identificou a área de concentração prioritária para a produção na região de Novo Horizontina. A estimativa inicial é ampliar o Parque Serra das Confusões em mais de cerca de 300 mil hectares, número que depende da conclusão do memorial.

Escalada no novo parque

O que poucas pessoas sabem, é que na região da Serra das Confusões existem muitos paredões rochosos de diversas formações, como arenito e conglomerado escaláveis. Entretanto, mesmo com o enorme potencial, as paredes ainda continuam virgens, precisando de um estudo para ver a viabilidade da escalada.

A razão da necessidade de tais estudos é que na região existem milhares de sitios arqueológicos e sem querem podemos estar destruindo o patrimônio histórico, o qual por si já faz merecer uma visita. O que não dizer da paisagem? Vejam as fotos!

Fonte ICMbio, alterado por Pedro Hauck

Publicidade:


Publicidade

Publicidade