Parques do Estado de Nova Iorque nos Estados Unidos correm o risco de fechar - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Crise?

Parques do Estado de Nova Iorque nos Estados Unidos correm o risco de fechar

O Governador do Estado americano de Nova Iorque pretende fechar 55 parques para equilibrar contas do orçamento.

Fonte: Access Fund

A crise americana no ano passado ainda reflete em alguns setores, principalmente aqueles não ligados á economia acumulativa, como por exemplo, o meio ambiente.

O rombo no orçamento do Estado de Nova Iorque fez o governador David Paterson proposse o fechamento de 55 Parques Estaduais, dentre eles o Minnewaska State Park Preserve, tradicional local de escalada.

Com a medida, o Governo do Estado pretende economizar 22 milhões de dólares e aliviar os problemas financeiros decorrente da crise. Os opositores à idéia de Paterson, no entanto, acham que a medida não aliviará os problemas financeiros do Estado, já que Nova Iorque tem um rombo de 132 bilhões de dólares.

Para piorar, a população está apreensiva, pois os parques são locais de lazer e de práticas esportivas e no ano passado, 55 milhões de pessoas freqüentaram eles.

Além do efeito negativo para as pessoas que freqüentam estas áreas naturais, os Parques Estaduais nova iorquinos ainda protegem ecossitemas únicos e ainda geram renda e emprego, pois existe toda uma economia que gira em torno deles e que emprega mais de 20.000 pessoas fora os próprios funcionários dos parques.

Um estudo americano diz que para cada dólar investido nos parques naturais, há um retorno de 5 para a economia através de vários serviços e negócios que giram em torno da visitação e conservação deles.

O Programa Acess Fund, ONG destinada a resolver questões de acesso a áreas de escalada e montanhismo, estão trabalhando para manter estes parques abertos.

Fonte: Access Fund

Publicidade:


Publicidade

Publicidade