Mais um 11a e outras cadenas de alto nível pelo Brasil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cadenas

Mais um 11a e outras cadenas de alto nível pelo Brasil

Nos últimos dias diversos escaladores realizaram cadenas de vias acima do décimo grau. Uma delas pode ser um outro 11a.

Fonte: 8a nu

Recentemente o carioca Lucas Marques realizou o “first accent” (FA) da Transamazônica Sem Fim, via localizada no Campo Escola 2000 no Rio que está cotada em 11a.

Dando continuidade à boa fase da escalada esportiva brasileira, vários escaladores mandaram vias difíceis, realizando repetições e também primeiras ascensões de vias acima do décimo grau.

O destaque ficou para o gaúcho Dioni Capelari, que realizou o FA da via Retorno de Jedi, na Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul, sugerindo 11a para a mesma. A via tem cerca de 55 movimentos fortes e um teto grande que, de acordo com Dioni, deve ser um 10c com direito a um bote e um final que deve ser um 9a/b, juntando tudo, 11a!

A Gruta possui algumas das vias mais difíceis do Brasil, incluindo a “Disciplina não ter, Jedi nunca será”, outra proposta de 11a, apenas escalada por Vini Tordera em 2006 e jamais repetida.

Ainda na Gruta, Rogério Censi encadenou outra via extrema, Goblins, seu primeiro 10b.

Em Corupá, Santa Catarina, Fabio Schreiber “Moleza” acaba de realizar o FA de outra via de alta dificuldade, Skawurska, e o grau sugerido é de 10b também.

Na Serra do Cipó, Felipe Belisário realizou nesse final de semana o FA da via “Além da Imaginação”, e confirma a proposta de 10c do brasiliense Pedro Raphael “Doença” para a via.

Ele fala que a via é muito técnica, bem vertical com trechos levemente negativos, a sequência da saída (4 primeiras chapas) é forte, depois segue sem descanso por um trecho de 9º grau, com descanso no final." De suas três cadenas de 10 grau, duas são 10c!

Falando em Rafael Passos, ele continua com suas primeiras ascensões de alta dificuldade, desta vez com o boulder “Homeostase”, em Cristalina (GO), possivelmente V12 ou V13 à espera por uma sugestão.

De suas dez ascensões mais difíceis dos últimos 12 meses, seis são FA, sendo que ele registrou mais de 270 cadenas nesse mesmo período, mais de 60 delas de V10 para cima.

Fonte: 8a nu

Publicidade:


Publicidade

Publicidade