Machu Picchu reabre nesta quinta-feira - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Turismo

Machu Picchu reabre nesta quinta-feira

A cidade inca de Machu Picchu, no Peru, reabre nesta quinta-feira para o turismo, após passar dois meses fechada por causa dos graves danos causados pelas chuvas torrenciais nos acessos ao local em janeiro deste ano.

Fonte: Veja.com

O ministro de Turismo peruano, Martín Pérez, adiantou recentemente que o fechamento de Machu Picchu, Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983, pode ter representado uma queda de 50% das receitas de turismo em todo o país, algo em torno de 400 milhões de dólares. Além disso, calcula-se que os prejuízos à infraestrutura trazidos pela chuva tenha somado mais de 236 milhões de dólares.

A cidade inca foi fechada após as intensas chuvas do final de janeiro em toda a região, somadas à alta incomum do rio Urubamba, que afetou trechos inteiros da ferrovia que liga Cuzco a Machu Picchu. Nem toda a ferrovia pôde ser restaurada para a data da reabertura. Os turistas terão que ser levados de ônibus de Cuzco à estação de Piscacucho, onde tomarão o trem que leva até a cidade, e somente mais tarde a linha será reaberta por inteiro.

As chuvas torrenciais do fim de janeiro deixaram ilhados cerca de 4.000 turistas, que precisaram ser retirados de helicóptero de Machu Picchu.

Para reavivar o turismo na região, o governo peruano contratou a atriz americana Susan Sarandon para uma campanha publicitária de promoção do país. A atriz é uma das convidadas do presidente Alan Garcia para participar da cerimônia de reabertura de Machu Picchu nesta quinta-feira. Sarandon está há vários dias viajando com o filho por cidades como Lima e Cuzco, assim como o Lago Titicaca.

Fonte: Veja.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade