Novidades no Rumos: Navegação em montanhas.

0

Neste começo de Abril o Rumos trás vários roteiros para você conhecer, ou sonhar.


O Rumos: Navegação em montanhas é um site específico sobre locais de escalada, montanhas e trilhas. Ele diferencia dos demais, pois apresenta não somente a indicação sobre o que há nestes locais para se fazer, trás junto um mapa em KML do local para você visualizar em 3d no Google Earth e também exportar para um GPS e repetir o caminho.

Neste comecinho de Abril já temos várias novidades, vamos começar pelo Brasil:

O Estado de São Paulo foi o que mais recebeu roteiros, alguns dos quais demoraram em vir, como é o caso da Pedreira do DIB, o local de escalada mais próximo da capital que embora seja uma pedreira, apresenta vias muito boas.

Outro lugar que também é um campo escola importante de São Paulo é a Pedra da Represa em Salesópolis e a Pedreira do Jardim Garcia, no meio urbano de Campinas. Além destes locais, outra rocha que foi adicionada é a Pedra do Segredo, pico ainda pouco freqüentado, basta ver o nome. O contrário acontece com o pontão da praia de Ubatuba, onde tem alguns dos melhores boulders do Brasil e também Pedra Bela, onde tem vias bem fáceis para quem está começando.

Outros estados receberam travessias bem tradicionais, como é o caso da travessia Petrópolis x Teresópolis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e também da Travessia da Ponta da Joatinga, no Rio de Janeiro.

Em Minas, outra travessia famosa que precisava estar no Rumos, a Tabuleiro Lapinha, que cruza por belas paisagens de cerrado.

Além destes roteiros, demos uma adicionada de novos lugares em uma das paisagens mais bonitas do Brasil, os canyon da Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No exterior, adicionamos alguns lugares importantes, vamos começar pelos países vizinhos…

&nbsp,Na Argentina, adicionamos um dos roteiros mais visitados pelos brasileiros que gostam de trekking e escalada: El Chaltén.

No mesmo esquema, ainda adicionamos Ushuaia, com várias trilhas no fim do mundo e La Buitrera, com escalada esportiva em Chubut.

No Chile, estamos com o trekking em Torres Del Paine e no Cerro Castillo, que é uma bela montanha ao lado da Carretera Austral, na XI região. Além destes locais, ainda temos tracklogs de alguns vulcões, como o Puyehue, Casa Blanca, Isluga e Guallatire.

Falando em Vulcões, estamos inaugurando os primeiros roteiros na América do norte, com os vulcões Orizaba e Iztaccíhuatl no México e Mount Rainier, no Estado de Washington, Estados Unidos.

Falando em Estados Unidos, ainda estamos com outros lugares muitíssimo importantes na escalada, o Parque Nacional de Yosemite. Igualmente, ainda estamos com mais uma montanha dos 7 cumes, o Denali, no Alaska.

Mudando de continente, nos demos conta de que alguns projetos de brasileiros precisavam ser mais bem conhecidos. Como devem lembrar, no ano passado o Waldemar Niclevicz e o Irivan Burda começaram o desafio dos Leopardos das Neves, que é as cinco montanhas com mais de sete mil metros que existiam na ex. União Soviética, já estamos com dois deles: Lênin e Khan Tengri.

Por curiosidade, ainda incluímos outros roteiros, como o trekking do monte Kailash, a montanha sagrada dos Budistas, que fica no Tibet.

Outro roteiro de trekking famoso e que dá acesso à 4, das 14 montanhas com mais de 8 mil metros, é o trekking do Karakoram, no Paquistão. Aproveitando que estávamos pertos, ainda colocamos mais um importante 8 mil, o Nanga Parbat.

Na África, estamos inaugurando os roteiros na África do Sul, para mostrar que lá há coisas mais interessantes que Copa do Mundo, com vocês trilhas e escaladas da Cidade do Cabo.

O Rumos já consta com 140 roteiros catalogados, muitos deles com mais de um lugar. Nossa missão é estar cada vez mais completo. Venha conhecer e participar: www.rumos.net.br

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário