Waldemar Niclevicz anuncia nova expedição ao Paquistão - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Novo projeto

Waldemar Niclevicz anuncia nova expedição ao Paquistão

Niclevicz e Irivan Burda irão tentar mais dois 8 mil no Karakoram.

Fonte:

No dia 29 de Julho de 2000, Waldemar Niclevicz culminou o k2, uma das montanhas mais difíceis e perigosas do mundo, num marco do montanhismo brasileiro que custou 3 tentativas e muito esforço físico.

Em comemoração aos 10 anos da expedição em que Waldemar Niclevicz alcançou o cume daquela montanha, o montanhista paranaense irá retornar ao Karakoram (região onde fica a montanha no Paquistão) para tentar escalar outras duas montanhas com mais de oito mil metros, o Gasherbrum I e o Broad Peak.

Em 2005, quando se completou os 10 anos da conquista brasileira do Everest, voltei ao Himalaia e pela segunda vez tive a honra de colocar a Bandeira do Brasil literalmente no Topo do Mundo, junto com o meu querido amigo Irivan Gustavo Burda. [...] não vamos escalar novamente o K2, ainda que tive muitas alegrias, o sofrimento que passei nas três expedições foi mais do que suficiente para eu nunca mais querer enfrentá-lo” Disse Waldemar em seu site pessoal.

O plano de Waldemar para este ano era de completar o projeto Leopardo das Neves, que consta em escalar as cinco montanhas de sete mil metros localizados no antigo território soviético, entre o Casaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão. Entretanto, a possibilidade de realizar um double header no Karakoram pesou mais e ele estará mais uma vez na região, que além do K2, ele já culminou o Gasherbrum II e o Nameless Trango.

Patrocínio

Niclevicz diz que está indo para estas montanhas sem patrocínio. Ele fez um projeto, mas as empresas ainda não o apoiaram. "Apesar de termos elaborado um belo projeto, ainda não conseguimos o patrocínio para a expedição comemorativa a conquista do K2, por isso estou me esforçando o máximo para realizar o maior número de palestras – e aqui peço o apoio das empresas nesse sentido – pois já compramos as passagens, dia 5 de junho seguimos para o Paquistão". Diz.

Waldemar Niclevicz já escalou metade dos 14 cumes com mais de oito mil metros. Irivan Burda fez 3. Pelo tom da mensagem deixado em seu site, Waldemar deixa transparecer que seu plano é finalizar todas estas montanhas. Há dois anos atrás ele chegou a anunciar sua aposentadoria das montanhas de oito mil metros. Parece que ele não vai pendurar as botas duplas tão cedo!

Veja mais:


Site do Waldemar Niclevicz
Montanhas do Karakoram no Rumos

Publicidade:


Publicidade

Publicidade