Felipe Camargo irá ministrar palestra na Unicamp - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Disciplina de escalada

Felipe Camargo irá ministrar palestra na Unicamp

Palestra sobre escalada esportiva faz parte de uma disciplina do curso de Educação Física.

Fonte:

O curso de Educação Física da Unicamp inaugurou uma disciplina especial sobre a escalada esportiva. Tal disciplina é eletiva, ou seja, , os alunos se matriculam voluntariamente. Entretanto é um marco para o esporte no Brasil, que ganha uma disciplina específica para tratar a questão esportiva da escalada, que já foi tema de inúmeros trabalhos científicos.

Tal disciplina estreita ainda mais os laços entre o Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp (GEEU) e a Faculdade de Educação Física.

Para a comunidade de escaladores, a oferta da disciplina não está disponível (a não ser se você for aluno da Unicamp), entretanto a Faculdade de Educação Física (FEF) abre as portas para que todos assistam as palestram que vêm ocorrendo, como a do escalador André Berezoski, que aconteceu ontem (dia 7 de Abril).

Na semana que vem, o palestrante será Felipe Camargo "Pikuira", que falará um pouco sobre sua história e seus treinamentos na Europa, que lhe colocou em um nível jamais alcançado por um brasileiro na escalada esportiva.

A Palestra será no auditório do FEF, de frente ao Ginásio da Unicamp, no prédio onde há a parede de escalada do GEEU.

Palestra com André Berezoski, veja como foi:

Nesta semana que passou, o convidado foi André “Belezinha” Berezoski, quatro vezes campeão brasileiro de escalada esportiva e o primeiro atleta do país a participar de uma etapa de uma Copa do Mundo de Escalada.

Belezinha falou de sua história na escalada, história esta que se funde com a própria evolução da atividade no Brasil. André aprendeu a escalar dentro de um clube de montanhismo, o CPM em Curitiba e acabou deixando o Paraná em um contexto em que a escalada começou a ganhar popularidade em São Paulo.

Belezinha contou como foi a abertura do ginásio 90 graus, o primeiro da capital paulista e a inauguração da Casa de Pedra alguns anos mais tarde, que marcou um amadurecimento no Esporte e uma época áurea nos campeonatos.

Conciliando o trabalho nos ginásio de escalada, com treinamentos e seus trabalhos por fora, com sua marca de crash pad Belê Pad e a SOS sapatilha, Belezinha contou como foi sua tragetória, a dificuldade no começo, os campeonatos internacionais, a evolução da escalada no Brasil e o declínio que a atividade sofreu nos anos recentes.

Serviço:

O que? Palestra com Felipe Camargo
Quando? Dia 14 de Abril às 17:00 horas
Onde? Auditório da Faculdade de Educação Física da Unicamp
Mais infos: Site do GEEU


Publicidade:


Publicidade

Publicidade