Parque da Gruta do Monge continua fechado

0

O Parque Estadual da Gruta do Monge, no município de Lapa – PR deveria ter sido reaberto ao público em Fevereiro.


No ano de 2009, o Instituto Ambiental do Paraná começou a promover a recuperação do Parque Estadual da Gruta do Monge, localizado a cerca de 60 Km de Curitiba.

O Parque abrigava uma importante parcela de campos subtropicais que foram suprimidos pelo plantio de Pinus e Eucalipto pelo próprio governo do Estado, na década de 1950.

Tais espécies&nbsp, são consideradas invasoras e assim sendo, foi proposto sua total retirada, para que a cobertura vegetal original se recuperasse.

Devido os riscos da derrubada das árvores, o parque foi fechado ao público, com a previsão de ser entregue em Fevereiro deste ano, quando a Unidade de Conservação fez 50 anos. Entretanto tal previsão não foi cumprida e o Parque permanece fechado até agora.

A escalada no Parque.

O Parque abriga uma escarpa de arenito com mais de 1 km de extensão, onde já existem cerca de 30 vias de escalada.

Entretanto o IAP expediu um laudo, considerado exagerado pelos escaladores, que dizia que o arenito era uma rocha imprópria para a atividade e depois disso a escalada foi proibida de uma maneira intempestiva e unilateral, que não levou em consideração a história da atividade no estado e nem sequer as palavras dos escaladores. Misteriosamente algumas proteções fixas nas paredes foram arrancadas ou entortadas, o que revoltou a comunidade de escaladores.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário