V Fórum sobre a Serra Fina

0

Grupo organizar pela 5ª vez o Fórum sobre a Serra Fina, onde será discutido soluções para a diminuição do impacto ambiental e melhorias na conservação das trilhas da região.

Tendo em vista a importância ecológica, econômica e social do entorno da Mantiqueira conhecido como Serra Fina, que corresponde aos municípios de Passa Quatro-MG, Itanhandu-MG, Itamonte-MG e Queluz-SP, está sendo organizado um fórum para discussão, integração e apresentação de propostas, idéias e projetos no que diz respeito a este sítio.

Através de palestras, assim como a apresentação de projetos de estudo na região, pretende-se encontrar propostas e soluções que ajudem a melhor tratar esta área de extrema importância.

A atual situação da Serra Fina é preocupante. Depois de décadas caída no desconhecimento da grande maioria das pessoas, inclusive locais, uma constatação de que a altitude da Pedra da Mina, montanha pertencente ao entorno era mais alta que as Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, fez com que a visitação no local crescesse mais de 300% sem nenhuma forma de controle.

O impacto causado pelo crescimento no número de visitantes ameaça a integridade biológica da região, devido ao frágil ecossistema e grande concentração de espécies endêmicas.

É no intuito de discutir a melhor forma de lidar com o problema que está sendo promovido este fórum, que pretende encontrar maneiras aplicáveis de gestão e controle de impacto, além da criação de bancos de dados que promovam estudos de nível acadêmico e apresentem resultados que melhorem os métodos de gestão. A integração local e conscientização social são as principais ferramentas nesta luta pela preservação da Serra Fina.

Data: 7 de Junho de 2008

Local: Floresta Nacional de Passa Quatro – FLONA, IBAMA. Passa Quatro – MG.

Programação:

9:30h – Abertura e apresentação

10:00 – Palestra sobre ecossistemas de áreas de montanha – Prof. Dr. J.C. Voltolini

10:30h – Apresentação de trabalhos acadêmicos realizados na Serra Fina

12:00h – Intervalo e lanche

12:30h – Introdução dos assuntos de pauta:

– Apresentação dos planos de Gestão propostos e sua aplicação
– Formação do núcleo de estudos da Serra Fina
– Mesa redonda sobre medidas necessárias para uma UC controlada
– Propostas de estruturação, capacitação e envolvimento local
– Questões voltadas ao poder público e proprietários

18:00h – Discussão sobre a expedição científica

19:00h – Término do Fórum

A entrada é gratuita.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário