João Garcia inicia a expedição ao Annapurna

0

O projeto “A conquista dos Picos do Mundo”, patrocinado pelo Millennium bcp, encontra-se na reta final. João Garcia e seus companheiro chegaram no dia 10 ao campo base de helicóptero, está iniciada a expedição ao Annapurna!


Se a expedição de João Garcia ao Annapurna (8091m) for bem sucedida ele entrará na história como o 10º homem no mundo a conseguir escalar todas as 14 montanhas com mais de 8000m sem o recurso a oxigénio artificial nem sherpas de altitude.

Durante este primeiro mês no Nepal, João Garcia esteve aclimatando no Pumori (7161m). A aclimatação do corpo há altitude é necessário porque em altas altitudes com a queda de pressão atmosférica, a captação do oxigénio dos pulmões para o sangue e tecidos é mais lenta. O corpo reage aumentado o número de células vermelhas do sangue, que carregam oxigênio, e também aumentado a produção de uma enzima que transporta o oxigénio para os tecidos. Por isso leva tempo até que o corpo se adapte á falta de oxigénio em altitudes elevadas.

A equipa internacional de que João Garcia faz parte, é constituída por: Piotr Pustelnik, chefe de expedição, Polaco, Kinga Baranowska, Polaca, Peter Hamor, Eslovaco, Horia Colibasanu, Romeno, Sergey Bogomolov, Russo, Evgeny Vinogradskiy, Russo, Martin Ramos, Espanhol, Jorge Egocheaga, Espanhol e Nick Rice, Americano.

No Annapurna também se encontram as alpinistas Edurne Pasaban (Espanhola) e Miss Oh (Coreana) finalistas do projecto 14x8000m.

Fonte: Acessoria de imprensa de João Garcia

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário