Russos estabelecem nova rota na desafiadora face norte do Cholatse - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Roleta russa

Russos estabelecem nova rota na desafiadora face norte do Cholatse

Os alpinistas russos Shamalo, Alexander Gukov e Victor Koval, estabeleceram uma nova rota que promete ser a mais difícil da face norte do Cholatse, montanha de 6440 metros que se encontra no vale do Khumbu, no Nepal.

Fonte: Desnivel e Summit Post

A nova rota russa avança sobre a rocha vertical e terreno misto pela parte direita desta parede, que se destaca pela grande verticalidade, que totaliza 1400 metros de desnível! , A parte superior da nova rota, antes de chegar ao cume, se emenda na rota francesa, existente desde 1995, em uma rampa de neve e gelo que cruza a parede em diagonal até alcançar a aresta oeste da montanha.

A expedição russa inicialmente contava com cinco alpinistas em princípios de março. Mas na primeira tentativa, na metade da parede, o montanhista Galina Chibitok ficou doente e teve que desistir. Chibitok e também Sergey Kondrashkin retornaram à Rússia, enquanto que Shamalo, Gukov e Koval retornaram ao tento, conseguindo finalmente alcançar o cume por esta rota nova.

A intenção original era estabelecer uma rota direta pela parede, mas no final tiveram que emendar a escalada na rota francesa devido ao mal tempo.

Cholatse

Cholatse é uma deslumbrante montanha, com um pico de neve estreito e cristas de gelo e faces íngremes. Esta montanha separa os vales de Gokyo e Khumbu e ao norte se liga com o Taboche, montanha de 6501 metros igualmente escarpada.

 ,Curiosamente, há um lago logo abaixo da passagem que empresta o nome à montanha, pois em tibetano ‘cho’ é lago, ´la´ é passar, e ´TSE´ é pico. Cholatse significa literalmente" lago que passa pelo pico ".

Ao contrário de muitas montanhas, não há nenhuma maneira fácil de alcançar ou descer do seu cume, qualquer empreitada no Cholatse é um desafio sério no montanhismo.

A primeira ascensão à montanha foi no ano de 1982, quando a expedição dos americanos Vern Clevenger, Galen Rowell, John Roskelley e Bill O’Connor chegaram ao cume pela crista do lado sudoeste. A Face norte só foi escalada pela primeira vez em 1984.

Fonte: Desnivel e Summit Post

Publicidade:


Publicidade

Publicidade