João Garcia e Edurne Pasaban escalam o Annapurna

0

O alpinista português João Garcia, que recentemente escalou o Pumori como um foguete, subiu do campo base ao cume do Annapurna em 3 dias, chegando lá hoje, às 13:30 do horário do Nepal. Trinta minutos mais tarde, Edurne Pasabán também culminava a montanha.


Com esta conquista, João Garcia se torna o décimo homem a escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude sem o uso de oxigênio no mundo, um feito notável!

Notável também foi a maneira como João escalou a montanha. Ele chegou ao Annapurna antes de ontem e fez uma subida relâmpago do acampamento base até campo 3, alcançando a expedição de Pasabán, com quem abriu caminho até o campo 4, de onde saíram para o cume hoje, se transformando no primeiro português a escalar os 14 cumes e provavelmente a pessoa a escalar o Annapurna, que é uma das montanhas de 8 mil metros mais perigosa, mais rápido,&nbsp, três dias!

João já está descendo a montanha, ele avisou o repórter português Aurélio Faria da façanha e deu um depoimento simples: “O contentamento supera o cansaço! Cheguei aqui há pouco, ao Campo 4 (7100m), num primeiro grupo dos nove que chegaram hoje ao cume do Annapurna. É tempo de descansar e hidratar-me o mais que posso. Estou a fazer líquidos, vou beber chá e sopa, o mais que posso…

Dentre estes montanhistas que também culminaram o Annapurna está a espanhola Edurne Pasabán, que com a ascensão conquista seu décimo terceiro cume de oito mil, o mesmo número de Oh Eun Sun, montanhista coreana que está na montanha tentando finalizar o projeto dos 14 8 mil e se tornar a primeira mulher a realizar tal façanha.

Edurne Pasabán não irá descançar tão cedo. Descendo do Annapurna ela irá ao Tibet para terminar seu projeto de escalar todos os 14 cumes. A última montanha de Pasabán é o Shishapangma, um desafio fácil para ela, já que sua rota normal não possui grande dificuldade técnica, embora esta montanha já tenha tramado algumas peças à montanhista espanhola.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário