10 anos da abertura da falésia da Barrinha. - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escalada Esportiva

10 anos da abertura da falésia da Barrinha.

A falésia da Barrinha, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, completa 10 anos de existência.

Fonte:

A rocha e a falésia existem há (muito) mais tempo, mas as primeiras vias completam dez anos de existência neste mês.

A Barrinha se tornou um dos locais mais importantes na escalada esportiva do Brasil, com paredes negativas, vias longas e agarras contínuas, existem cerca de 20 vias no local, a maioria de grande dificuldade, IX e X grau, perfeito para este estilo de escalada.

Um dos entusiastas do local, o escalador Antonio Paulo Faria, enxergava a rocha desde a avenida e não imaginava o que ela poderia se transformar um dia.

As duas primeiras vias da Falésia foram a Filezão (IXc) e a Crux com Certeza (IXb). Vias como Espetinho (IXa), Filé com Certeza (IXa), Abobrinha (VIIIc) e Lágrimas de Sangue (Xb) são clássicas do local, outras, como Mr. Bill e Massa Crítica, hoje confirmadas como Xc, já foram consideradas as mais difíceis do Brasil.

Perguntado sobre o sentimento de ter gestado um dos locais mais importantes da escalada esportiva do Brasil, Antonio Paulo Faria respondeu: Ficamos entusiasmados, mas não tínhamos idéia do sucesso que faria, afinal, abrimos tantas vias antes e em outros lugares. Mas depois que as outras vias foram abertas, percebemos o potencial daquilo. Tive muita sorte!!

Fotografia: Loucos de Preda

Publicidade:


Publicidade

Publicidade