Maximo Kausch escala o Lobuche East no Nepal em preparação para o Cho Oyo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Notícias do Himalaia

Maximo Kausch escala o Lobuche East no Nepal em preparação para o Cho Oyo

Será a segunda vez de Maximo neste 8 mil tibetano. A última vez, em 2008, ele fez cume sem oxigênio.

Fonte:

Maximo Kausch acabou de retornar a Kathmandu depois de três semanas no vale do Khumbu, onde deu curso de escalada em gelo e alta montanha para uma equipe internacional de montanhistas.

O curso que é realizado pela Summit climb, empresa norte americana do experiente alpinista Dan Mazzur, culminou com uma escalada no Lobuche East, uma montanha de 6200 metros. O grupo alcançou o cume por outra rota que não a norma e que está graduada em AD+.

Com esta escalada, Maximo Kausch ganha um pouco mais de preparo na aclimatação para escalar o Cho Oyo, sexta montanha mais alta do mundo com 8201 metros de altitude, seu próximo desafio.

Maximo já esteve lá em 2008, quando fez cume sem oxigênio. Desta vez, ele retorna novamente à montanha pelo lado tibetano como líder da expedição.

Mais oito mil para Maximo Kausch

Maximo está pedindo visto para o governo Paquistanês, país que está com muitos problemas por conta de terrorismo. Se o governo liberar, ele irá para o Karakouram na sequência para escalar o Gasherbrum I e II de 8068 e 8035 metros de altitude respectivamente.

Além destes dois oito mil, Dan Mazzur espera contar com Maximo para a temporada de pós monção para liderar mais duas expedições de oito mil, novamente o Cho Oyo e o Shishapangma, de 8027 metros.

Se tudo der certo, Maximo fará 5 cumes de oito mil metros neste ano! Será que ele agüenta?

:: Veja as fotos do Lobuche East e do Vale do Khumbu, por Maximo Kausch


Publicidade:


Publicidade

Publicidade