Seleção juvenil de escalada treina em Curitiba

0

A Seleção brasileira se prepara para o mundial da Escócia em Setembro.


O ginásio Via Aventura em Curitiba abriu suas portas neste fim de semana para abrigar a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva.

Doze atletas estiveram presentes para treinar para o Campeonato mundial Juvenil, que será disputado em Edimburgo na Escócia em Setembro.

O treinamento é elaborado por uma equipe técnica liderada pelo experiente escalador Anderson Gouveia, que foi o primeiro paranaense a participar de uma Copa do Mundo de escalada e agora é coordenador de route setter da CBME.

Anderson faz uma planilha de treinos para cada integrante da seleção, que tem a missão de realizar este plano em sua cidade. Neste encontro, foi realizado uma avaliação, para saber se os atletas haviam atingido sua meta.

Por telefone Anderson falou que os atletas precisam treinar bastante para atingir o nível que ele deseja, evoluindo principalmente no quesito experiência e aptidão física. Os jovens veteranos que participaram do mundial no ano passado sofreram uma pequena queda no rendimento e os calouros da seleção ainda tem muito a progredir até a competição, exceção do jovem Rafael Takahace Rodrigues de São Paulo, do juvenil B que evoluiu bastate.

Rafael foi campeão da categoria amador do campeonato brasileiro etapa São Paulo no ano passado e ficou e foi campeão da categoria Juvenil B do Brasileiro Juvenil neste ano ele é uma das esperanças desta seleção que ainda conta com Caio Lopes, Andreas “Francês” Pauli, Jonas Leffeck, Bruno Milani, Pedro Gomes, Mariana Aguilar, Luana Riscado e Felipe Camargo, que em seu último ano na seleção juvenil é um mito da escalada esportiva brasileira.

Todos estes jovens atletas são destaques em seus estados de origem, já tendo levado várias etapas de estaduais e chegado alto também em etapas de campeonato brasileiro adulto.

O nível das competições lá fora, no entanto, está muito acima das realizadas no Brasil. Enquanto que no campeonato brasileiro principal a via da final está beirando o 10b, em um campeonato mundial este é o grau de uma via de semi final ou até mesmo classificatória, dependendo da categoria, daí a razão para o treino puxado que Gouveia vem elaborando.

Para Andreas Pauli “Francês”, campeão catarinense de boulder e vice de dificuldade, um dos destaques do mundial de 2009, o objetivo é conseguir se classificar para as semi finais. Isso por que este pequeno escalador de 14 anos está “apenas” malhando um 10a!

Patrocínios

A boa novidade deste encontro é que a Seleção Brasileira conseguiu fechar mais um patrocínio para 2010. A marca de mochilas e roupas esportivas Curtlo irá fornecer uniforme e material esportiva para a seleção. Além da Curtlo, a Seleção ainda conta com o patrocínio da Clube Social, camisetas Pico Paraná,&nbsp, Ginásio Via Aventura e Progrip.

::Acompanhe o blog da Seleção Juvenil de Escalada

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário